quinta-feira, 19 de março de 2015

Prazer em lidar com a terra faz morador cultivar hortaliças em espaço no Conjunto Lindolfo Collor no Jardim Munhoz Junior

Terto1

No sábado (7/3), por ocasião do evento de entrega da CEMEI Professora Maria Alves pelo prefeito Jorge Lapas, no Jardim Munhoz Jr, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, foi convidado a conhecer a horta formada por morador do bairro, em área nos fundos de conjunto habitacional Lindolfo Collor. Clique aqui e confira fotos do evento.

Incentivador de ações de agricultura na cidade, para o que criou ainda em 2005 o curso de horticultura natural no Parque Chico Mendes, atualmente com sua 14ª turma em aprendizado, Marx ficou admirado com a iniciativa do aposentado José Terto da Silva, morador da rua Ramon Barreto de Oliveira, que tem apoio da equipe do vereador Branco.

O gosto em mexer a terra, selecionar sementes, abrir covas e fazer canteiros, semear, regar, acompanhar o crescimento das verduras e dos legumes, colher, saborear. Os olhos do aposentado brilham de alegria ao falar de sua infância e adolescência na roça e de como surgiu a ideia de fazer uma horta.

” O espaço aqui era feio e sujo. Me incomodava ver um local bom pra plantar cheio de mato e sendo ocupado por jovens pra usar drogas. Como passatempo, surgiu a ideia de fazer a horta. Entrei em contato com o pessoal e falei do meu desejo de plantar verduras, legumes, temperos e ervas medicinais. Isso foi há mais de um ano. Olha hoje como está uma beleza”, disse apontando para os pés de alface, mandioca, abóbora, feijão, etc.

O critério para selecionar o que plantar foi simples, isto é, plantar o que se gosta, o que é mais consumido pelas pessoas e o que melhor se adapta às condições e dimensão do espaço. Para controlar pragas, na horta há ervas de cheiro forte que atuam como repele para moscas, mosquitos, formigas, etc.

A água para regar a horta é retirada de poço feito especificamente para esta finalidade.

Terto2

Horta embeleza entorno

Para José Terto, deveria haver mais hortas na cidade. “Pra mim, a horta traz beleza e alegria. Quando estou mexendo na terra até esqueço que moro na cidade. Deveria ter muitas hortas nos bairros. Fico aqui o dia inteiro cuidando e limpando. Há um rapaz que me ajuda bastante. Sinto prazer em comer uma salada colhida na hora”, disse.

Questionado sobre a forma de adubagem, José Terto explicou ser tudo sem o uso de adubos químicos. “Aqui tudo é natural porque a gente deve proteger a terra. Os legumes e as verduras são menores, mas são muito mais saborosos do que os da feira ou do supermercado”, comentou.

Na horta há canteiros de milho, mandioca, alface, couve, pinhão-roxo, pimentão, chuchu, quiabo, manga, temperos (cebolinha, salsa) e erva medicinal (cidreira, capim santo) que são vendidos a preço popular entre R$ 2,00 e R$ 3,00. Ao lado da horta, formou-se um grande pomar, com inúmeras árvores frutíferas.

“Não é preciso fazer propaganda dos produtos porque ela é feita de boca em boca, quem compra uma vez gosta tanto que volta para comprar de novo”, contou Terto.

Para quem deseja criar uma horta as ferramentas de trabalho são enxada, pá, rastelo (ancinho), carrinho de mão, tesoura de poda, luvas, regador e mangueiras para a condução da água, dentre outras.

O secretário Carlos Marx diz que deseja ver mais iniciativas como essa na cidade e que a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) está sempre aberta a colaborar para que isso aconteça, oferecendo treinamento no Parque Chico Mendes e indo buscar apoio de empresas, para aquisição de ferramentas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário