terça-feira, 31 de março de 2015

Captação de água de chuva já é uma realidade para muitas famílias em Osasco

oficina_Professor_de_matematica

Gestores públicos têm tomado diversas iniciativas visando amenizar os efeitos da falta de água tratada. Uma dessas medidas é a captação e o aproveitamento da água de chuva. A prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), realizou no sábado (28/3), no Parque Dionísio Álvares Mateos, a 4ª Oficina de Captação de Água de Chuva. Clique aqui e veja fotos...

O objetivo principal da oficina é fazer com que a captação de água da chuva seja uma realidade tanto nas casas quanto nas empresas e nos edifícios.  É importante lembrar que essa água é destinada apenas aos usos em que se pode dispensar a água tratada, como descarga sanitária, limpeza em geral como lavagem de carros e calçadas e regar plantas.

A oficina está dividida em duas etapas: teórica e prática. A teórica foi ministrada por Simony Fagundes, engenheira ambiental da Sema. Segundo a técnica, a economia de água traz resultados econômicos e benefícios ambientais e sociais. “Economizar água deve ser uma questão de consciência ambiental individual. Da mesma forma, deve ser a reciclagem e a separação de resíduos. A oficina é também uma maneira de garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos para o futuro”, comentou.

Ministrada por Ivo Oliveira, a parte prática contempla todas as fases do processo de captação da água que vem do telhado até a utilização. A água captada passa por duas etapas de limpeza. A primeira é a passagem da água por um filtro, que tira folhas de árvores, etc. A segunda, é o descarte da primeira água de chuva, que limpa o telhado e tira a poeira.

oficina_Professor_de_matematica_2jpg

A mini cisterna deve estar sempre bem tampada seja para evitar a dengue, seja para proteger a água captada. Especialistas no tema garantem que o uso cuidadoso e seguro da água da chuva pode reduzir significativamente o consumo de água potável.

Antônio E. V. da Costa, professor de matemática na Escola Estadual CENEART, participou da oficina e gostou muito. “Achei o processo bem simples e interessante. Quero colocar em prática em casa e levar essa proposta à coordenação das escolas onde leciono. Minha ideia é propor que os alunos discutam o assunto e façam uma maquete sobre captação de água de chuva e, depois, exponham na feira de ciências”, disse.

Para o professor, é importante conscientizar e estimular os estudantes a tomarem atitudes corretas, exercendo a sua cidadania. “A matemática também pode estar a serviço da proteção ambiental”, disse Antônio Costa.

A Sema Osasco comemora o sucesso da oficina. A procura é grande não só por moradores de Osasco, como também de cidades da região como Barueri e Carapicuíba.

A Secretaria de Meio Ambiente continua promovendo oficinas de utilização da água da chuva em vários pontos de Osasco. A próxima será dia 11 de março, sábado, das 9 às 12 horas, no Parque Clóvis Assaf (Avenida Ipê, s/nº), bairro Cidade das Flores, com inscrições pelo telefone (11) 3652-9511, com Patrícia. Podem participar pessoas a partir dos 16 anos. O número de vagas é limitado a 20 alunos. A Sema Osasco recebeu apoio da Zafir Construtora que doou materiais para as aulas e instalações nos parques da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário