terça-feira, 31 de março de 2015

Sema pede atuação conjunta contra mudanças climáticas em Hora do Planeta

planeta_1

Às 20h30, da noite de sábado (28/3), as luzes do Viaduto Reinaldo de Oliveira (ponte metálica) foram desligadas e velas iluminaram o local por 60 minutos durante o movimento “Hora do Planeta”. Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o evento contou com a animação da Associação Musical de Osasco (IMOS) e do Abadá Capoeira. Dentre os participantes, o vereador Claudio da Locadora, Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, representantes de ongs como Jacy Malagoli (Avama), Mário Rovira (CMPAO), ambientalistas e estudantes.  Clique aqui e veja fotos...

Para Carlos Marx, é importante haver uma ação conjunta entre sociedade e gestão pública para combater as mudanças climáticas, que têm causado diversos desastres naturais como chuvas com fortes tempestades, alagamentos, deslizamentos de terra, etc.

A Sema realiza diferentes ações no combate ao aquecimento do planeta, dentre elas programa de arborização, mapeamento e proteção de minas e nascentes; projeto Biodiesel; oficinas de captação de água de chuva; uso de água de lagos para limpeza pública; oficinas e palestras. Nas prioridades, a ampliação do Programa de Educação Ambiental, com foco em ações de combate às mudanças climáticas e adequação do programa municipal à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O vereador Claudio da Locadora falou da importância de economizar não só eletricidade, mas também sobre a necessidade de olhar com mais amor para a Terra. Para ele, apagar as luzes por 60 minutos significa reforçarmos nosso vínculo com o planeta, além de ser uma maneira de solicitar compromissos (pessoal e político) por fontes energéticas limpas.

planeta_2

Giovanni Lira, maestro e professor da Associação Musical de Osasco, disse ter gostado muito de participar de um evento tão importante. “Somos parceiros da Sema, mas é a primeira vez que a banda toca no Hora do Planeta. É importante unir a música com a preocupação com o aquecimento global. Estamos felizes por ter participado”, resumiu.

Para Jacy Malagoli, representante da Ação pró Vida Animal e Meio Ambiente (Avama), a presença das pessoas no evento mostra o envolvimento na causa, porém é preciso mais conscientização na questão do uso consciente de todos os recursos naturais. “Precisamos proteger e preservar todas as espécies de vida. Essa é uma ação pontual, mas deve ser cotidiana”, aconselhou.

O prefeito Jorge Lapas e os secretários municipais assinaram, no ano passado, Acordo de Resultados que aborda especificamente sobre qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Dentre os destaques do documento, está a ampliação de áreas verdes, recuperar os recursos hídricos com foco na sustentabilidade e realização de obras de drenagem urbana e contenção de enchentes por toda a cidade.

Em 2015, o tema central do “Hora do Planeta” foi a crise hídrica e a crise energética visando a proteção das bacias hidrográficas como um todo, em paralelo à construção de novos reservatórios. O movimento é um alerta mundial sobre a importância de cidadãos, empresas e gestores públicos repensarem velhos hábitos e refletir sobre como podemos caminhar em direção a um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário