quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sema Osasco, estudantes, ambientalistas e comunidade realizam plantio de mil mudas de árvores em área desmatada por invasores no Parque do Bonança

sema1

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), iniciou hoje (25/2) o reflorestamento de área desmatada por um grupo de pessoas que, induzidas por grupo desconhecido, invadiu o Parque Ecológico do Jardim Bonança. A ação realizada das 9 às 16 horas, contou com a adesão da comunidade local, lideranças e cerca de 300 alunos de escolas do entorno do parque que plantaram mais de mil árvores de espécies nativas da Mata Atlântica.

Clique aqui e confira as fotos...

Antes de iniciar o plantio, Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, discorreu sobre a importância da manutenção de área verde para a qualidade de vida não só do bairro mas de toda a cidade e orientou os estudantes quanto aos procedimentos para o plantio das mudas.

“O parque em breve ganhará um núcleo de educação ambiental no casarão que será reformado. Tenho certeza de que vocês jamais vão se esquecer da atividade de hoje. Plantar árvores é importante para todos. As mudas plantadas trarão benefícios para a proteção das nascentes e no combate à poluição do ar”, resumiu Marx.

Após o plantio, os vários grupos de alunos participaram de palestras e receberam informações sobre alguns problemas ambientais relacionados ao desmatamento e a importância de reflorestar com espécies nativas. Silzeni Lopes, coordenadora de educação ambiental da Sema, destacou a importância das árvores para a proteção das águas para o consumo humano, bem como produção de bens e alimentação do ser humano, dos animais e pássaros.

sema2

O prefeito Jorge Lapas participou do mutirão de plantio que também teve o prestígio do vereador verde Claudio da Locadora; da ativista Jacy Malagoli, da Ação pró Vida Animal e Meio Ambiente (Avama); de Mário Rovira e Wilson Pereira, do Conselho de Proteção ao meio Ambiente de Osasco (CPMAO); de Orlando Cardoso, do Instituto Raoni, além de supervisores de ensino, professores e diretores das escolas convidadas.

Alegria dos estudantes anima atividade

Encantados por participarem da atividade extraclasse e de colocar a mão na terra, os estudantes, acompanhados pelas professoras e diretoras, fizeram questão de posar para fotos e deixar uma mensagem.

“Foi muito divertido participar do plantio com minhas amigas. Aprendi que a árvore ajuda a purificar o ar e a proteger a água”, comentou Karine da Silva Liberino, aluna da 5ª série da EMEF Manoel Barbosa.

“A professora disse que a árvore protege o rio e a terra”, disse Caique Mera da Silva, 10 anos, aluno da 5ª série da Emef Doutor Francisco Manuel Lumbrales Sá Carneiro.

Para as alunas Giovana Pinheiro de Miranda e Ágata Oliveira, ambas da EMEIF Gianete Bauchan, é importante que a prefeitura proteja as áreas dos parques municipais contra invasões.

sema3

“Antes de toda atividade extraclasse conversamos com os alunos. Sobre os objetivos da atividade de hoje, por exemplo, falamos da ocupação que aconteceu no local, do desmatamento e sobre a importância de preservarmos os córregos, plantar e cuidar das árvores. Eles ouvem, discutem e falam o que pensam sobre o presente e o futuro deles e do planeta”, sintetizou a professora Clarice Aparecida Belardinucci.

Ao longo do dia foram plantadas mais de 1000 mudas de diferentes tipos de árvores nativas da Mata Atlântica, entre elas Ipês, Embaúba, Aroeiras, Tambaril, Jacarandá, Pitangueira, Pata de Vaca, Pau-Ferro e Pau-Formiga.


 INFORMAÇÕES
(11) 3652-9512
sema@osasco.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário