quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Osasco utiliza água de lagos para limpeza pública

sema1

Osasco iniciou nesta quinta-feira (5/2) uma ação pioneira. A prefeitura da cidade por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria de Serviços e Obras começou a retirar de lagos, localizados em parques da cidade, a água necessária para realizar a limpeza de espaços de vendas de carnes de frango e peixe nas feiras livres, além de usar a água na irrigação de áreas verdes, quando houver necessidade. O lago do Parque Chico Mendes foi o primeiro a ceder água, o que acontecerá também no parque Glauco Villas Boas, no bairro Três Montanhas.

“A ação não prejudicará ambientalmente os parques, pois o volume retirado dos lagos será bem menor do que o produzido pelas nascentes que formam os lagos”, disse o prefeito Jorge Lapas, que acompanhou o processo de captação da água.

sema4

Diariamente, a nascente do parque Chico Mendes  produz acima de 50 mil litros de água, assim a retirada será de menos da metade deste volume, 20 mil litros. “Com essa atividade será possível promover grande economia de água e isso trará benefícios para toda a população de Osasco”, completou Jorge Lapas.

Para Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, essa é uma das medidas tomadas para reduzir o consumo de água tratada. “Sempre é possível reduzirmos o consumo. Se captarmos água de chuva e reduzirmos a quantidade de energia elétrica usada em nossas residências e nos locais de trabalho estaremos também economizando água”, disse.

sema3

A Sema iniciou, em 2007, o Programa “Revitalização de Minas e Nascentes”  que mapeia, identifica e revitaliza  os corpos d’água da cidade. Com apoio de estudantes e comunidade em geral, foram identificadas 128 nascentes, das quais 25 foram revitalizadas (limpas), com afastamento de lixo e entulho, direcionamento da água para galerias de águas pluviais, além da implantação de projetos de paisagismo.

Muitas nascentes estão em parques, escolas, praças e, no decorrer do tempo, algumas delas foram parcialmente aterradas devido a construção de casas, pavimentação e outros serviços. Com essa iniciativa, o município de Osasco, embora não integre nenhuma área de proteção de mananciais, disponibiliza água limpa das nascentes que contribue para oxigenar as águas dos córregos da cidade e do rio Tietê, no trecho que corta a cidade.

INFORMAÇÕES
(11) 3652-9512 / sema@osasco.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário