quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Cordão “Bela Época” mantém tradição das marchinhas de carnaval em Osasco

bela1

Depois de sete anos animando famílias na Praça Duque de Caxias, o cordão carnavalesco Bela Época de Osasco estreou na tarde desta terça-feira (17/2) o carnaval “Família, Folia e Alegria,” no Varandão do Parque Chico Mendes. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Clique aqui e confira as fotos...

De acordo com Regina Vasques, fundadora do bloco, o Bela Época cultiva a tradição das marchinhas e é formado por familiares e amigos.  “Tudo começou com a minha necessidade pessoal de levar meus filhos para participar de uma festa de carnaval saudável, sem bebidas alcoólicas. Então, surgiu a ideia de fundar o bloco. Hoje, famílias de vários bairros participam com seus filhos”, explicou.

As marchinhas são a alma do carnaval, elas sempre atraíram multidões. Segundo a cantora Isa Ferreira, um dos objetivos é resgatar a folia dos antigos bailes de carnaval, que representa a cultura popular e precisa ser cultivada para as gerações futuras. “A cada edição temos novas pessoas participando. Cantamos composições nossas e de outros artistas. São marchinhas como Maria escandalosa, Mamãe Eu Quero e tantas outras que marcaram época”.

bela2

“Gosto muito de música e aqui é um ambiente familiar e seguro para quem procura diversão com tranquilidade. É bom reviver o carnaval do passado e curtir com a família nesse clima de total descontração. Trouxe minha netinha pra se divertir também”, comentou Néper Luiz de Barros.

Dentre os participantes, Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente de Osasco; membros e alunos da Associação Pestalozzi; e Associação Musical de Osasco/Biondo.

A marchinha, ou marcha, de carnaval surgiu em 1899, com Chiquinha Gonzaga. Foi ela que compôs “Ô abre alas”, famosa marchinha que até hoje é cantada por foliões de todo o país. As marchinhas têm um gênero leve, humorado e satírico de comentar costumes, personagens e acontecimentos do dia a dia, do Brasil e do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário