terça-feira, 20 de maio de 2014

Em comemoração ao Dia dos Museus, alunos da rede pública participam de atividades no Ecomuseu de Osasco

Professores, mães, estudantes e crianças com necessidades educacionais especiais se envolveram nas ações educativas, recreativas e culturais.

Fotos: Thelio Romagnolo
                                                            Fotos: Thelio Romagnolo

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema), da Prefeitura de Osasco, encerrou na tarde de sexta-feira, as atividades da XII Semana Nacional dos Museus, realizada de 12 a 17 de maio no Ecomuseu. Neste ano, participaram alunos da EMEF Professor Laerte José dos Santos, da EMEF Francisco Cavalcanti Pontes Miranda e da Escola Estadual Irmã Gabriela Maria Elizabeth Wienkem.
Clique aqui e confira fotos do evento…

Com o tema “Coleções criam conexões”, o roteiro monitorado pelas técnicas Edileusa Soares e Simony Fagundes passou por três seções: auditório (apresentação de música e dança), visitas monitoradas às maquetes (biodiesel, água e urbanização desordenada) e pátio (atividade dançante envolvendo alunos, professores e profissionais da Sema).
 
Para a professora Lúcia Afonso Gaudim, alguns alunos não tinham conhecimento da existência do Ecomuseu. “Pra eles foi uma festa visitar este espaço, a maioria já conhecia as músicas da cantora Isa Ferreira, por conta da apresentação do projeto Biodiesel em nossa escola. A dança e a música propiciam uma vivência única. Foi muito bom ver a alegria deles”.

“Todos estão de parabéns pela programação e apresentação do conteúdo. Hoje foi um dia muito importante porque tivemos mais contato com a história do nosso município”, complementou a professora Ana Maria Fridmam.

“Eu gostei de tudo, mas gostei muito mais da apresentação de dança da segunda música porque fez a gente rir. Também gostei dos peixinhos”, disse Bárbara Rodrigues, aluna do 5ºC, referindo-se a apresentação de dança da música “As nossas águas vão rolar”, de Zé Renato e Zélia Duncan, e do cenário (fundo do mar, peixinhos, plantas aquáticas), feito por Letícia Moura.

ecomuseu

João Vitor, aluno do 5ºB, comentou ter aprendido bastante, principalmente sobre o biodiesel. “Gostei muito de saber como o óleo de fritura pode virar biodiesel e que a gente precisa cuidar da água pra ela não faltar”.

Empolgados pela atividade educativa e recreativa, os estudantes Isabela Silveira, Francine Furtado Rodrigues e Gabriel dos Santos disseram ter “adorado” visitar o Ecomuseu.

“Foi tudo divertido. Eu não gostei, eu adorei. Aprendi que devemos mesmo cuidar da água e separar o lixo. O mais legal foi saber que a gente pode fazer um montão de objetos com a reciclagem”, comentou Gabriel todo sorridente.

As donas de casa Elaine Cristina Pelai e Maria Luzia de Melo, respectivamente mães dos alunos Alan Cristina Pelai da Silva e Beatriz de Melo Moraes, comentaram ter ficado ansiosas com a visita ao Ecomuseu.

“Viemos para acompanhar nossos filhos que têm necessidades especiais porque ficamos com medo de eles não entenderem alguma informação. Mas não foi necessário, porque tudo foi passado numa linguagem clara e explicativa. Estamos felizes porque eles curtiram e se divertiram. Eles foram envolvidos e estimulados e participar. A gente não conhecia este local. Vamos recomendar a visita para outras mães”, resumiu Maria Luzia.

“No geral, os professores fizeram uma avaliação positiva da atividade. Todos disseram ter gostado muito e manifestaram desejo em dar continuidade ao trabalho realizado no Ecomuseu em sala de aula. É importante que os professores ajudem nessa conscientização e estimulem não só os alunos, mas toda a comunidade escolar”, disse Silzeni Angelo Lopes, Coordenadora de Educação Ambiental.

patio

Ao final da atividade, e em uma cartolina em formato de gota, os estudantes foram convidados a refletir sobre os assuntos apresentados e a escrever uma mensagem sobre o que aprenderam que, posteriormente, serão expostas no mural do Ecomuseu.

A jornalista Rosi Cheque coreografou e dançou as músicas “Joia rara”, de Isa Ferreira, e as músicas “As nossas águas vão rolar” e “Água pra que?”, do cantor e compositor Zé Renato.

O tema “Coleções criam conexões” lembra que os museus são instituições vivas que ajudam a criar vínculos entre visitantes, gerações e culturas. O Dia Internacional do Museu, celebrado em 18 de maio, consta no calendário desde 1977, mas o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) só passou a comemorá-lo em 2003.

ECOMUSEU DE OSASCO
Rua Georgina, 69, Jardim das Flores
Fone: (11) 3684-0749
www.osasco.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário