segunda-feira, 24 de março de 2014

Verdes da Bacia 6 no lançamento das diretrizes programáticas do PV para eleições 2014

Alesp2

Para celebrar o dia mundial da Floresta e o dia mundial da Água, o PV de São Paulo (43) lançou na manhã de sábado (22/3), na Assembleia Legislativa, o documento “Viver Bem – Viver Verde: diretrizes programáticas do Partido Verde”, para as eleições de 2014.

Clique aqui para ver fotos do evento...

O evento contou com a presença do presidente nacional da sigla e deputado federal José Luiz de França Penna, o pré-candidato a presidente Eduardo Jorge; Gilberto Natalini, pré-candidato ao governo do estado de São Paulo; deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes nacionais, estaduais e municipais do PV, empresários e militantes de todos os estados da federação. O presidente do PV de Osasco Carlos Marx e o vereador Claudio da Locadora também marcaram presença.

Sob a trilha de sons de cantos de pássaros e cachoeiras, a dirigente estadual do PV e advogada Vera Motta declamou um poema em homenagem à natureza. Em seguida a palavra foi passada para Eduardo Jorge, médico sanitarista e pré-candidato a presidente do Brasil.

Eduardo Jorge iniciou sua fala comentando a felicidade em saber que demais partidos têm incorporado ideias e propostas do Partido Verde. Depois, discorreu sobre a importância em se respeitar a lei eleitoral e seus processos. “Estamos reunidos hoje para apresentar ideias para o Brasil e pedimos que elas sejam lidas, analisadas e comentadas. Qualquer pessoa pode dar suas contribuições e sugestões”.

Alesp1

O documento traz 10 metas e projetos considerados relevantes para o País. A primeira diretriz aborda a questão do desenvolvimento sustentável englobando ações individuais e coletivas de modo a equilibrar fatores ecológicos/sociais/econômicos.

O capítulo 2 aborda a reforma política nas esferas federal, estadual e municipal com foco na democracia direta, voto distrital misto/facultativo e novo plebiscito sobre o parlamentarismo. No capítulo 3 são abordadas questões administrativas na federação/estado e cita, dentre as propostas, redução de ministérios, reforma agrária, valorização do funcionário de carreira e o concursado.

A economia verde é o tema do capítulo 4 e são abordados assuntos como o combate ao aquecimento global, carga tributária, agricultura, legislação ambiental etc. Energia é o tópico central do capítulo 5 onde são destacados o tráfego ferroviário, hidroeletricidade, eficiência energética, energia elétrica, petróleo e etanol, descarbonização da matriz energética e pré-sal.

Previdência é o tema do capitulo 6 com ênfase para um regime básico único de previdência nacional para todos, desde os alto-burocratas, deputados, empresários até o camponês. O capítulo 7 apresenta a saúde e a educação com foco na carreira nacional para professores e profissionais de saúde.

Alesp3

O capítulo 8 discorre sobre a cultura de paz com foco na Carta da Terra, liberdade, administração penitenciária, violência e bem-estar animal. A desigualdade e a miséria são temas centrais do capítulo 9. Já o capítulo 10 trata da questão do internacionalismo expondo questões ligadas à globalização, comunicação, acordo do livre comércio entre Brasil e comunidade europeia, dentre outros.

“Somos um partido que quer continuar a ouvir o canto dos pássaros e o som das cachoeiras e das águas. Não queremos que os pesticidas e venenos que jogamos na agricultura acabem com a natureza. O vegetarianismo é bom para a saúde, para o meio ambiente e para a cultura de paz. O PV quer conversar com todos os agricultores, mas somos a favor da agricultura orgânica e familiar”, disse Eduardo Jorge.

Para Eduardo Jorge, o aborto é a falha e a falta de planejamento familiar. “Por isso, é preciso investir em educação sexual nas escolas. Também precisamos investir na inserção da mulher no mercado de trabalho”.

Deputados estaduais por São Paulo e pré-candidatos ao governo também tiveram espaço na tribuna e deixaram sua mensagem.

“Nós comemoramos hoje o dia mundial da água, recurso fundamental para a vida. Precisamos urgentemente recuperar os recursos hídricos de nosso Estado”, disse o deputado federal Penna.

O vereador Gilberto Natalini teceu alguns comentários sobre o dia da Floresta e o dia da Água, comemorados respectivamente nos dias 21 e 22 de março. “As florestas e as águas são fundamentais para a existência e continuidade da vida. Faz parte do ideário do PV preservar os recursos naturais”, disse.

Alesp4

A deputada estadual Regina Gonçalves pontuou a importância da participação feminina na política e em todas as suas esferas, bem como em difundir as propostas do PV para mudança de paradigma da política brasileira e de São Paulo.

Já o deputado estadual Chico Sardeli discorreu sobre a necessidade de se fazer uma reforma tributária com justiça. “Alguns municípios comemoram a construção de presídios, quando deveríamos comemorar a construção de escolas. Nós verdes estamos imbuídos de levar a mensagem do ‘verde da verdade’”, explanou.

Rosane Ferreira, primeira deputada federal verde eleita no Brasil, discorreu sobre cidadania feminina, espiritualidade, diversidade, dependência química, direito das mulheres e direitos do meio ambiente.
“O encontro na Alesp foi uma das formas de mostrar para a sociedade a força dos verdes de todo o país”, comentou Carlos Marx, dirigente estadual e também dirigente do PV Osasco.

“O encontro é um motivo para reunir pessoas com o mesmo ideário e uma forma de fortalecer as ideias do Partido Verde”, complementou o vereador osasquense Claudio da Locadora.

Além de Eduardo Jorge e Gilberto Natalini, outros nomes também oficializaram a pré-candidatura aos governos estaduais no encontro tais como Rosane Ferreira (Paraná), José Carlos Lima (Pará), Marcelo Lelis (Tocantins) e Roberto Rocco (Rio de Janeiro).

Do PV Bacia 6 também participaram os dirigentes Evangelista Limas e o pré-candidato Wilson Belém, de Itapevi; Wilson Marcelino, de Carapicuíba; Sandra Gama, de Embu das Artes; Carlos Andrade e o empresário e pré-candidato Silas Brito, de Taboão da Serra; Vereador Jô eTânia Mara, de Barueri; e o índio Kaká Werá, de Itapecerica da Serra, que é pré-candidato ao Senado.

A delegação de Osasco contou com mais de 50 participantes, que assistiram e participaram do evento, com muito entusiasmo.

INFORMAÇÕES
Fone: (11) 3684-0293, das 14 às 18 horas, com Rosi Cheque
E-mail: pv.osasco@terra.com.br
Site: www.pvosasco.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/PartidoVerdeOsas

Nenhum comentário:

Postar um comentário