quarta-feira, 6 de julho de 2016

Sema Osasco faz palestra sobre proteção das águas para adolescentes do Anjos da Guarda

Na manhã de sábado (2/6) mais de 300 jovens, entre 13 e 17 anos, da Associação Anjos da Guarda, no Jaguaribe, em Osasco, participaram de debate sobre proteção da água. A palestra foi ministrada por Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, que apresentou o programa Proteção de Minas e Nascentes, premiado pelo ODM Brasil – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, 3ª Edição, que é ligado ao Programa das Nações Unidas (ONU).
O secretário falou sobre a importância em se proteger a mata ciliar, explicou o que é mudanças climáticas e desertificação, tipos de poluição e de adoção de sistemas de abastecimentos alternativos como o reuso da água e a captação de água de chuva.
Marx apresentou vídeo com algumas nascentes em Osasco localizadas em parques e em ruas explicando as etapas e ações do programa Minas e Nascentes. Em seguida, comentou sobre o projeto Biodiesel com ações em toda cidade envolvendo moradores, escolas, empresas, instituições, igrejas, etc.
anjos
“Tratar todo o esgoto lançado no rio Tietê é a primeira etapa do processo de despoluição e, por isso, é importante a mobilização de todos vocês para pressionar a Sabesp para que tenhamos o rio 100% limpo. Outra coisa importante na proteção da água é acabar com a ocupação irregular das encostas e não permitir o lançamento de produtos químicos nos rios. Plantar árvores, e proteger a mata ciliar, também ajuda a combater a poluição da água”, disse o secretário que comentou o papel da Mata Atlântica da Floresta Amazônica como reatores para o equilíbrio da estabilidade ambiental e do clima do planeta.
Após apresentação foi aberto a perguntas. Gabriel Prestes, de 15 anos, perguntou quanto tempo lavaria para o rio Tietê ficar totalmente despoluído. O secretário respondeu que em média 20 anos, visto serem necessários vários investimentos como, por exemplo, tecnologia avançada e adequada, melhoria no sistema de captação de esgoto, legislação ambiental rígida, dentre outros.
Conheça os programas e projetos da Sema Osasco. Fone: (11) 3652-9511. E-mail: sema@osasco.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário