terça-feira, 14 de junho de 2016

Proteção da água e plano municipal de resíduos sólidos são debatidos na Faculdade Anhanguera

Mais de 100 universitários da Faculdade Anhanguera, dos cursos de Gestão Ambiental, Eventos, Recursos Humanos, Engenharia (Elétrica, Controle e Automação e Mecânica) e Biologia participaram, na noite desta terça-feira (31/5), de palestras ministradas por Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, e Rodrigo Coelho, economista e consultor da Secretaria de Planejamento e Gestão, da Prefeitura de Osasco. O evento ocorreu no auditório do Campus Osasco, localizado à Avenida dos Autonomistas, 1325.
“O prefeito Jorge Lapas tem investido na proteção dos recursos hídricos e ampliação das áreas verdes da cidade. Identificamos, até hoje, 137 minas e nascentes em Osasco e 31 foram revitalizadas. Participamos do programa Pacto das Águas que é voltado para ações de saneamento, educação e gestão das águas. Temos 10 parques na cidade e investimos em arborização para ampliar as áreas verdes. Oferecemos cursos de captação de água da chuva e coletamos óleo de cozinha usado para o projeto Biodiesel. Tudo isso é um ganho para a cidade e para a região. É um ganho para o meio ambiente”, disse Carlos Marx.
palestra_05
 “Com objetivo de garantir melhor qualidade de vida para a população, o prefeito Lapas e demais prefeitos das cidades da região, através do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) veem pressionando a Sabesp para universalizar a coleta e o tratamento de esgoto, que hoje é despejado in natura nos córregos e no rio Tietê”, assinalou Carlos Marx.
O Projeto Biodiesel, que objetiva impedir que o resíduo de óleo comestível vá para o esgoto, tem centenas de pontos de coleta espalhados pela cidade. “Também pensando na despoluição dos córregos e rio Tietê, a Sema realizou um curso de Recuperação da Capacidade de Produção e Preservação da Qualidade da Água no Meio Urbano, com o professor doutor e engenheiro agrônomo Rinaldo Calheiros, especialista em produção de água.  A prefeitura oficializou o programa Minas e Nascentes através do Decreto número 11.174/15”, complementou Marx, que também apresentou aos estudantes o vídeo sobre o projeto Proteção de Minas e Nascentes, produzido pelo jornalista Fernando Gabeira, da Globo News.
Resíduos Sólidos
O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Osasco foi o tema abordado pelo economista Rodrigo Coelho.  O Plano atende a Lei Federal n º 12.305/2015, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e impõe aos municípios a gestão integrada dos resíduos sólidos nos respectivos territórios.
Segundo o economista, o Plano visa normatizar o manejo dos resíduos sólidos no município, coleta, transporte, reciclagem, tratamento e a destinação final. “Como evitar que os resíduos parem nos córregos e rios? O que é resíduo sólido? Qual a importância da educação ambiental e da coleta seletiva?”, questionou o palestrante aos estudantes.
Rodrigo Coelho enfatizou a importância da participação popular na aplicação das políticas públicas sobre a destinação correta dos resíduos. “Osasco produz mais de 20 mil toneladas de lixo por mês e muito pouco vai para a reciclagem”, disse.
Para o economista, o gerenciamento adequado de resíduos sólidos é mais do que apenas uma cidade limpa.   É uma mudança de valores. É a responsabilidade de todo cidadão e dos gestores públicos.
Ao final das palestras os estudantes puderam tirar dúvidas. Francisco Josnaldo Cordeiro Luna, estudante do curso de Engenharia Mecânica, questionou os palestrantes sobre os trabalhos de educação ambiental com os moradores do entorno do aterro sanitário e sobre o tratamento e destinação do chorume.
palestra_6
Conheça as atividades da Semana de Meio Ambiente de Osasco:

X Feira do Verde
Data e hora: de 30/05 a 30/06, das 10h às 22h
Local: C&C Casa e Construção – Avenida dos Autonomistas, 1828, Centro

Sala da Construção Sustentável
Data e hora: de 30/05 a 30/06, das 10h às 22h
Local: C&C Casa e Construção – Avenida dos Autonomistas, 1828, Centro

“Reutilização e Reuso” – Feira de artesanato com materiais recicláveis
Data e hora: 30/05 à 05/06, das 10h às 22h
Local: Continental Shopping – Avenida Leão Machado, 100, Jaguaré, São Paulo

Workshop “Descarte adequado dos resíduos tecnológicos de acordo com a PNRS”.
Demonstração do trabalho do Centro de Recuperação, Reciclagem e Recondicionamento de Computadores de Osasco (C3RCO)
Data e hora: 02/06, das 09h às 11h
Local: Núcleo de Educação Ambiental do Parque Clóvis Assaf – Avenida Pinheiro, s/n, Cidade das Flores

Atividade Osasco – AMA: “Descarte de resíduos em vias públicas. Responsabilidade de quem?” e Mutirão de limpeza e conscientização.
Data e hora: 04/06, das 09h às 15h
Local: Parque Chico Mendes – Rua Lázaro Suave, 15, City Bussocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário