quinta-feira, 30 de junho de 2016

Mais um projeto do prefeito Jorge Lapas com a marca da modernidade e da sustentabilidade

Os parques municipais são uma opção barata e divertida para todas as idades na realização de práticas esportivas como caminhadas, além de serem alternativas de diversão, descanso e contato com a natureza. Pensando no bem-estar social e ambiental, a prefeitura de Osasco lançou nesta quarta-feira (29/6), na Sala Osasco, o projeto de um Parque Central que será construído onde hoje é o Paço Municipal.
A área verde, com 15 mil metros quadrados, vai ocupar a esquina das Avenidas Bussocaba com Autonomistas e a Rua Narciso Sturlini. Encomendado pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, o projeto urbanístico, arquitetônico e paisagístico é assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake e pelo paisagista Marcelo Faisal.
“Esta é uma ideia audaciosa que será o novo cartão postal da cidade. Com certeza uma obra que mudará não só a paisagem urbana da cidade, mas também a vida de milhares de pessoas.”, resumiu o prefeito Jorge Lapas durante abertura do evento.
Segundo o arquiteto Ruy Ohtake, estão previstas uma concha acústica para espetáculos e apresentações, arena para eventos com público de até 3 mil pessoas, biblioteca, área de educação ambiental, jogos de mesa, pista de skate, lanchonete, playground, academia, pista de caminhada e área reservada para grafite, pintura e dança.
“Queremos qualidade de vida e sustentabilidade. O acesso ao parque será por todos os lados e as áreas de convivência terão cores vivas e fortes. Haverá acessibilidade, como banheiros para famílias que têm cadeirantes. A construção é simples, mas bonita e contemporânea”, sublinhou Ohtake.
central_parque
O paisagista Marcelo Faisal falou da importante e prazerosa parceria com Ruy Ohtake neste empreendimento e da linha paisagística do projeto. “Queremos um parque que contemple todas as idades e sem grades. O uso da bicicleta é uma realidade e neste parque também haverá espaço para o ciclista. A arborização será variada, o que vai contribuir para a estabilização climática e vai embelezar pelo variado colorido. O sistema de plantio será periférico porque ajuda a recuperar o solo em vez de esgotá-lo. Os bancos serão curvos para evitar que pessoas durmam neles”, sintetizou.
“O novo parque faz parte do projeto Operação Urbana Tietê II, que prevê a revitalização de toda a área central da cidade, no entorno da estação de trem, no Largo de Osasco, integrando a área do bairro do Bonfim ao centro”, comentou Sérgio Gonçalves, secretário de Desenvolvimento Urbano.
A construção do parque será feita por meio de Parceria Público Privada (PPP) que também envolve a construção das novas sedes da prefeitura e da Câmara Municipal, no Bonfim. Ao final das obras, a empresa receberá a metade do terreno da Avenida Bussocaba, onde atualmente se encontra a prefeitura, e poderá construir, no local, torres comerciais.
Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, não escondeu o contentamento em ter mais uma área verde no município. “Contamos com a cooperação da comunidade na conservação dos parques de Osasco. Vamos ter também um horto florestal, na antiga fazenda Paiva Ramos, na zona norte. Jorge Lapas será lembrado como o prefeito da sustentabilidade, o prefeito que mais entregou áreas verdes para a população”.
Autoridades como vereadores, secretários municipais, representantes da sociedade civil organizada e servidores públicos também prestigiaram a apresentação do projeto Central Parque Osasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário