terça-feira, 14 de junho de 2016

“Grafite é arte e merece mais apoio”, diz professora Régia Guedes

Os grafiteiros e admiradores do grafite têm forte aliada: a professora Régia Guedes. Em 2013, a educadora desenvolveu no Parque Clóvis Assaf, na Cidade das Flores, em Osasco, o projeto “Grafite no Parque”, proposta de inclusão social da Secretaria de Meio Ambiente. Nas ações a revitalização (interna e externa) e grafitagem de espaços da administração, banheiros, bancos, etc.
Para a docente, o grafite deve ser reconhecido como arte de rua. “Há muitos jovens, meninos e meninas, fazendo este tipo de arte. São trabalhos belíssimos, complexos e de alto grau de expressividade. Então, por que a Prefeitura de Osasco não dá maior apoio a esses artistas e profissionais? Poucos sabem que no Brasil o Dia do Grafite é comemorado em 27 de março, em homenagem a Alex Vallauri, um dos precursores do grafite no país, que morreu nesta data em 1987”, explanou.
Régia comenta que, em 2013, foramrealizados levantamento e cadastramento dos grafiteiros de Osasco e foram firmadas parcerias com moradores, empresários e instituições. “Os parques de Osasco podem se tornar uma galeria de arte aberta. É muito bonito ver os painéis de grafite em muros públicos, pistas de skate e pontes”.
profa
Hoje, o parque Clóvis Assaf está sendo revitalizado com novos trabalhos de grafite. O trabalho será estendido a outros parques da cidade. “Dá orgulho em ver novos talentos surgindo nesta arte e que a Secretaria de Meio Ambiente tem estimulado e dado total apoio a continuidade deste trabalho artístico e de educação ambiental”, finalizou a professora.
Régia Guedes é pedagoga com habilitação em Educação Especial, Orientação Educacional e Supervisão Escolar pela Universidade de São Paulo. Foi diretora da E. E. Prof. Elói Lacerda. Também atuou como educadora no Jardim Santo Antônio, bairro no qual reside há 40 anos.
O Parque Clóvis Assaf é situado na Avenida Ipê, s/n, na Cidade das Flores e funciona das 5h às 22h, de segunda a domingo. Atrativos: lagos, pista de caminhada, quadra poliesportiva, aparelhos de musculação e ginástica, aulas (ioga, dança, alongamento) e playground. A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem realizado um trabalho contínuo de conservação, revitalização e embelezamento dos parques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário