segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Verdes participam de mais um mutirão “Compartilhe seu amor por Osasco”

parque

Autoridades, lideranças da sociedade civil organizada, vereadores, admiradores de flores e dezenas de moradores prestigiaram no domingo (8/11) da abertura do Orquidário do Parque Ecológico Chico Mendes. Localizado à Rua Lázaro Suave, no bairro City Bussocaba, o orquidário começa com 130 vasos de flores e a entrada para visitação é gratuita. O prefeito Jorge Lapas e o garoto Fabrício Hashimoto, especialista mirim em flores, caminharam de mãos dadas e abriram oficialmente os portões do espaço construído com materiais reutilizáveis.

Clique aqui e veja fotos

“Parabenizo o Carlos Marx e toda equipe da Secretaria de Meio Ambiente pela dedicação, disposição, criatividade e capacidade de pensar e trazer coisas novas como foi o Borboletário que se tornou referência nacional e agora o Orquidário. Ampliamos áreas verdes aumentando o número de parques, investimos na conservação e preservação das nascentes de água. Tudo isso faz a diferença para a nossa cidade”, resumiu o prefeito.

Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, reforçou o compromisso em ajudar a construir uma cidade cada vez melhor e destacou a importância no investimento em educação ambiental para melhoria da sociedade e para a preservação dos recursos naturais.

parque3

Quem deu um show à parte, encantando a todos, foi Fabrício Hashimoto, de seis anos, que falou, entusiasmado, de algumas espécies de orquídeas como a Phalaenopsis e a Bulbophyllum, que tem como particularidade um delicioso aroma de mel. O garoto também ensinou como cuidar desse tipo de flor, de sua reprodução e como podar. “As orquídeas gostam de sol, mas não muito. Também não pode colocar muita água”, explicou.

João Peixoto, do grupo Plantas & Sementes, Trocas e Doações, falou da alegria em ser convidado para ser padrinho do Orquidário de Osasco e da importância que o espaço terá para a cidade. “As orquídeas são plantas sensíveis. Vamos colaborar com a Secretaria de Meio Ambiente para manter o orquidário sempre bonito e com flores”.

A vereadora Julineide Batista, da cidade de Arealva, de onde vieram as orquídeas, discorreu sobre a importância das flores para embelezar casas e cidades e da necessidade de despoluir os rios como o Tietê. “Temos que manter os rios limpos e para isso é preciso que todos se envolvam em atividades de conscientização”.

“Parabéns à Secretaria de Meio Ambiente de Osasco por seus novos e inovadores projetos, como é o Orquidário”, resumiu o médico cardiologista Eduardo Moioli, também presidente do Partido Verde do município de Arealva.

parque2

O evento contou ainda com a presença de vereadores como Claudio da Locadora e presidentes de ONGs como Maristela Leamare, do Centro de Ação Socioambiental (Ceaso), e Jacy Malagoli, da Ação pró Vida Animal e Meio Ambiente (Avama).

Os participantes puderam saborear as delícias da Barraca de comida vegana, produzida por Carla Maria Martins, da Casa Di Maria; e Troca de mudas de árvores frutíferas por vasos de orquídeas com flor. Árvores de diversas espécies (cítricas, acerola, pitanga, etc.), que poderão ser plantadas em quintais e calçadas.

Dentre os expositores: Atelier do Zé, com foco na reciclagem; Viva Jardim, que atua com jardins verticais, hortas, etc.; e Eko Nativo, que desenvolve cosméticos naturais minimizando o impacto no meio ambiente.

 As quase 100 espécies de orquídeas do Orquidário de Osasco foram doadas pelo Orquidário Bom Senhor, do município de Arealva. A estrutura foi montada com dormentes usados, doados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

INFORMAÇÕES
(11) 3652-9511 ou sema@osasco.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário