quarta-feira, 4 de junho de 2014

Encontro Estadual do PV Mulher discute participação feminina nas listas majoritárias e proporcionais e violência contra a mulher

PVSP_Mulher5

Dezenas de mulheres e de homens participaram na manhã de domingo (1/6) do Encontro Estadual do PV Mulher, realizado nas dependências do Comitê Estadual de Campanha do PV-SP. A vereadora e secretária Estadual do PV Mulher, Edna Martins, organizou o encontro que contou com a colaboração das dirigentes da executiva nacional, Vera Motta e Mariana Perin. Dentre as palestrantes a designer Patrícia Penna e a dentista Flávia Castellar. Em pauta, temas como a questão da participação das mulheres nas listas majoritárias e proporcionais que a legenda irá apresentar na Convenção Estadual de 2014 e violência contra a mulher.

Clique aqui e veja fotos do evento...

Patrícia Penna falou sobre o planejamento estratégico do PV, apresentando dados sobre o eleitorado feminino. “Nós, mulheres brasileiras, somos 51% dos eleitores e temos apenas 8% de mulheres eleitas. No mapa internacional estamos em 120º lugar, bem atrás dos países islâmicos. Por que ainda temos tanta insegurança para a política? Medo de sermos criticadas? Medo do conceito de que não entendemos de política? Qual é o seu medo?”, questionou.

Patricia

Patrícia Penna mencionou ainda os 12 valores do PV explicando cada um deles.  “Não tem porque haver diferença entre os gêneros, pois somos mulher e homem trabalhando juntos na busca de uma sociedade e de um planeta melhor. Precisamos transformar a simpatizante em militante e filiada do PV. Precisamos aumentar a inserção dos verdes nos movimentos sociais e também resgatar a bandeira da Agenda 21. A mulher é cativada com muitas coisas. Então, é preciso fazer a mulher se encantar com a política”, comentou.

A Agenda 21 é um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico. Trata-se de um instrumento fundamental para a construção da democracia participativa e da cidadania ativa no País.

DSC01187

Edna Martins, vereadora e pré-candidata a deputada federal, discorreu sobre igualdade de direitos, melhor remuneração no trabalho e fim da violência contra a mulher. “A violência contra as mulheres não pode ser tolerada, além de ser uma forma de discriminação e uma violação de direitos humanos”, sublinhou.

Embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), ainda assim, hoje, há 4,4 assassinatos a cada 100 mil mulheres, número que coloca o Brasil no 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime.

“Para aprender a gostar de política, a mulher precisa ser capacitada sob esse tema tão amplo que é política, estado, orçamento. A mulher precisa compreender a regra do jogo. Também precisamos inserir a mulher na comunicação partidária”, discorreu Edna Martins.

PVSP_Mulher2

A advogada Vera Motta instruiu sobre a campanha eleitoral deste ano. Em seguida, o presidente nacional do PV, José Luiz de França Penna, reforçou a importância da participação da mulher no processo político. “Para adoçar o poder é preciso uma poção feminina”.

Para o vereador e pré-candidato ao governo paulista, Gilberto Natalini, há uma falsa visão de justiça social e as mulheres têm realizado “grandes feitos” na sociedade. “Quem comanda lutas reivindicatórias na periferia é a mulher. A sociedade brasileira é violenta com crianças, jovens, idosos. Mas, infelizmente, com a mulher a violência é bem maior!”, ressaltou.

Já Flávia Castellar abordou a espiritualidade, sétimo valor dos verdes. Na oportunidade, formou-se uma comissão estadual de políticas para as mulheres.

DSC01189

Prestigiaram o evento o presidente do PV Capital, Carlos Camacho, o pré-candidato Jean Nascimento (chapa do Senado), o deputado estadual Beto Trícoli, o dirigente nacional e Secretário Estadual de Comunicação, Claudio Turtelli, o dirigente nacional e presidente do PV-SC, Guaraci Fagundes, o dirigente estadual e porta-voz da Bacia 6, Carlos Marx, o Coordenador Regional da Bacia 15, Fernando Galo, além ativistas e dirigentes verdes de todo o estado.

Do PV Osasco participaram Régia Guedes (secretária da Mulher), Jacy Malagoli (Secretária de Proteção e Defesa dos Animais), Rosi Cheque (secretária de Comunicação) e a militante Lúcia Aoki e sua filha Tais Aoki.

PVSP_Mulher9

INFORMAÇÕES
Fone: (11) 3684-0293, das 14 às 18 horas, com Rosi Cheque
E-mail: pv.osasco@terra.com.br
Site: www.pvosasco.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário