segunda-feira, 30 de junho de 2014

Cioeste recebe proposta de criação de Câmara Técnica de Meio Ambiente

Cioeste1

Representantes de secretarias de Meio Ambiente de prefeituras da região Oeste reuniram-se com José Rodrigues, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana (Cioeste), para propor criação de uma Câmara Técnica de Meio Ambiente na instituição criada recentemente. A reunião ocorreu na tarde da última sexta-feira (27/6) no Núcleo de Educação Ambiental, no bairro Jardim das Flores, em Osasco.

O encontro foi coordenado pelo jornalista Carlos Marx, também secretário de Meio Ambiente de Osasco e coordenador do Subcomitê da Bacia Hidrográfica Alto Tietê/Pinheiros-Pirapora, que iniciou sua fala explicando os porquês em se criar a Câmara Técnica de Meio Ambiente no Cioeste.
Segundo Marx, o objetivo principal é ajudar, em âmbito regional, nas discussões de políticas públicas de meio ambiente e aprovação de projetos de demanda induzida junto ao Fehidro.

A Câmara Técnica deverá ser composta por um representante de cada município indicado formalmente pelo prefeito de cada cidade. “É importante lembrar que os projetos serão submetidos à avaliação dos prefeitos das cidades que integram o Cioeste”, falou Marx.

O secretário executivo do Cioeste, José Rodrigues, considerou relevante a ideia de criação da câmara técnica, disse ser legitima a solicitação explicando os procedimentos necessários, como carta de apoio e indicação dos prefeitos.

Cioeste: gestão ambiental

No estatuto do Cioeste, das finalidades específicas, seção II, da gestão ambiental, consta: desenvolver política e atividades de planejamento e gestão ambiental; atuar pela implantação de um sistema integrado de gestão e destinação final de resíduos sólidos industriais, residenciais, da construção civil e hospitalares; desenvolver atividades de educação ambiental.

Também, executar ações regionais na área de recursos hídricos e saneamento; criar instrumentos econômicos e mecanismos de compensação para a gestão ambiental; estabelecer programas integrados de coleta seletiva do lixo, reutilização e reciclagem; e fomentar e incentivar a coleta e a destinação de materiais recicláveis.

José Rodrigues explanou ainda sobre o funcionamento do Cioeste com seu quadro técnico, diretoria, composição dos conselhos, secretaria executiva, reuniões, plenárias e esclareceu dúvidas dos representantes municipais.

Cioeste2

Segundo Rodrigues, dentre os ganhos desde a criação do Cioeste, há os investimentos feitos  pelo governo do Estado na região via CCR, concessionária que administra a Rodovia Castello Branco; criação de um Grupo de Trabalho Multidisciplinar para planejar as questões de mobilidade urbana na região; e criação de Câmara Técnica da Saúde.

Participaram dessa primeira reunião para criação da câmara técnica, Carlos Marx, Amanda França e Silzeni Lopes (Osasco), Olympia de Navasques e Wladimir P. Cardoso Filho (Carapicuíba), Marcos Moura (Barueri), Júlio César Lamarca (Santana de Parnaíba) e Aristides Pinheiro Rodrigues (Cotia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário