terça-feira, 8 de abril de 2014

Juventude ocupa parque dos Metalúrgicos em agito cultural e esportivo

Ecografite, campeonato de skate, apresentação de DJs, flashmob, oficina de MCs, futebol e artes marciais foram algumas das atrações.

AMA1

Para estimular a juventude a se apoderar dos parques da cidade, assim como integrar crianças e adolescentes na construção de um modelo de sociedade que valoriza os recursos naturais, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), lançou no último sábado (5/4), no Parque Ecológico Manoel Manzano (Conjunto dos Metalúrgicos), o projeto Agita Meio Ambiente (Ama) que pretende levar aos parques do município cultura, lazer, esporte e música. Clique aqui e confira fotos do evento.

O evento contou com a presença do prefeito Jorge Lapas e dos secretários Carlos Marx (Meio Ambiente) e Roberto Trapp (Comunicação). Além de diversas empresas, apoiaram a iniciativa e as secretarias de Cultura e de Saúde.

De acordo com o prefeito Jorge Lapas, este é o primeiro parque inaugurado em sua gestão e é um espaço que já está proporcionando mais qualidade de vida e deixado a região bem mais bonita e arborizada para os moradores.

“O mais importante não foi construir o parque. O mais importante é ver que as pessoas estão se apropriando do espaço e usando-o em suas atividades de lazer e de esporte. Ainda faremos uma pista de bicicross, uma de skate e playground”, resumiu Lapas.

AMA2

Feliz por conseguir colocar em ação mais um projeto para o município, Carlos Marx disse que o Agita Meio Ambiente é mais uma atividade que nasceu da vontade de trabalhar de sua equipe. “Esperamos que todos considerem o parque como uma extensão de seus lares. Aqui já foram plantadas mais de 1500 árvores, que vão transformar a área do parque, em breve, em um grande bosque. O prefeito Jorge Lapas tem o compromisso de ampliar as áreas verdes da cidade e nós trabalhamos para que isso realmente aconteça”.

Conforme Marx, as áreas verdes ajudam no combate ao aquecimento global do Planeta e também contribuem para o conforto térmico.

“As árvores ajudam a controlar a poluição atmosférica e oferecem conforto ambiental. Precisamos cuidar também de nossas águas, pois dados divulgados pela Sabesp revelam que o volume do Sistema Cantareira chegou a 13% de sua capacidade. Vamos adotar atitudes de cuidar das águas e do meio ambiente em nosso dia a dia”, finalizou Carlos Marx.

O vereador Alex Sandro de Souza Sá (Alex da Academia), presente ao evento, parabenizou o prefeito pela construção do parque e por manter a segurança do local por 24 horas através da Guarda Civil de Osasco (GCM).Também felicitou a atuação do secretário de Meio Ambiente pelos diversos projetos desenvolvidos na cidade.

A gestora ambiental da Sema e idealizadora do projeto, Paulla Abreu, explicou a adesão de mais de 300 pessoas envolvidas na atividade entre artesãos, skatistas e artistas. “Nosso objetivo é envolver a juventude nas ações de preservação ambiental, do cuidado dos espaços públicos, especialmente dos parques da cidade. Os jovens precisam entender que os parques e todos os bens públicos são seus e de suas famílias, foram construídos com recursos dos impostos pagos pelos moradores. Quando alguém quebra, destrói, suja um equipamento, está prejudicando a si próprio”.

AMA3
A dona de casa Maria das Dores, de 28 anos, levou o filho para passear e se enturmar. “Moro há pouco tempo no bairro e trouxe meu filho de 10 anos pra passear e fazer amizades, assim ele sai um pouco da rua”, comentou.

“Estou há três anos na banda e foi muito bom participar da festa. A gente fez uma apresentação de flashmob e com uma coreografia simples, mas significativa, porque o tema era educação e não jogar lixo no chão. Flashmob é uma forma de expressão que a gente usa pra se unir, conversar sobre tudo e se divertir”, comentou a adolescente Bruna Queiros, do Instituto Musical de Osasco (IMOS).

Anderson Carlos da Silva (Batata), do Instituto Império do Skate Social, organizou um campeonato de skate categoria street (solo), com a premiação oferecida pela empresa B2 Surf.

Já a ONG Metaphyta Arte Verde ministrou a oficina “grafite de musgo” para a garotada que ficou encantada com a “maneira sustentável de fazer arte”. Os musgos apresentam grande importância ecológica, uma vez que reduzem o processo erosivo, atuam como reservatórios de água e nutrientes.

AMA4
Na programação, atividades como oficina de MCs, oficina de graffiti com tinta e com musgo, apresentação de DJs e B-Boys, futebol para crianças, ginástica para a terceira idade e campeonato de skate onde a participação esteve sujeita a doação de um litro de óleo de cozinha usado e apresentação do Instituto Musical de Osasco (IMOS). O encerramento do evento ficou por conta do MC Joãozinho VT e da MC Pamelinha.
Localizado na Rua Sérgio Pompeu, o parque dispõe de quadra esportiva com arquibancada, vestiário e sanitário, duas academias ao ar livre, campo de futebol, quiosques, pistas para caminhada e estacionamento, em uma área de mais de 30 mil metros quadrados.

Informações: (11) 3652-9324 / sema@osasco.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário