terça-feira, 15 de abril de 2014

Construtora de Osasco monta canteiro de obras sustentável

Reutilização de materiais recicláveis, uso de luz solar, redução de perdas na edificação e introdução de novas tecnologias possibilitam ganhos materiais e ambientais

01_ZAFIR_COLETA SELETIVAA construção civil é uma das atividades econômicas mais importantes da sociedade, porém gera grandes impactos na natureza e, por isso, a prática da sustentabilidade tornou-se regulamentada no ramo através da resolução 307, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Clique aqui e veja fotos

Para conhecer com detalhes o funcionamento de um canteiro de obras voltado para sustentabilidade, o secretário de Meio Ambiente de Osasco, Carlos Marx, visitou na tarde de terça-feira (8/4) uma nova edificação da Zafir Construtora Ltda., no bairro Presidente Altino.

Os arquitetos Renata Cristina Marques e Paulo Sergio Campos explicaram o manual “Zafir Ambiente Sustentável”, no residencial UP Altino, e como o trabalho é feito dentro da construção.

Ambos ressaltaram a importância de trabalhar com a gestão de resíduos provenientes da obra, uma vez ser notória a quantidade de entulho gerado durante as construções e investimentos em novas tecnologias para execução da obra.

A metodologia está baseada no reaproveitamento de sobras de PVC, PET, madeira e demais materiais que podem ser utilizados em outros serviços.

Renata e Paulo explicaram ainda a implantação de ponto de coleta de materiais recicláveis, aberto à comunidade do entorno, captação de águas pluviais, armazenamento correto de restos de materiais (madeira, ferragens, etc.) para reutilização, lava rodas (onde os caminhões fazem a lavagem das rodas para evitar o transporte de resíduos de terra para as ruas), iluminação natural com garrafas PET, descarte correto de lâmpadas e encaminhamento à reciclagem, colocação de lixeiras para descarte de resíduos secos, molhados e orgânico.

04_ZAFIR_Garrafa PET - Iluminacao NaturalSegundo Renata Cristina, o manual da Zafir procura colocar em prática  5Rs (reconstruir, reformar, renovar, reutilizar e readaptar) e vai buscar a participação da comunidade local.
 
“Entramos em contato com a direção da Escola estadual Professora Alice Velho Teixeira para que os alunos tragam materiais recicláveis para nosso ponto de coleta que vai funcionar durante toda a obra. Esses materiais, somados aos que geramos, serão encaminhados a uma cooperativa, para destinação final correta”, dsse Renata.
 
A fachada da entrada dos prédios terá uma parede verde que, segundo o arquiteto Paulo Sérgio, será um dos destaques da edificação,  que vai oferecer aos futuros morados e à vizinhança uma paisagem diferenciada.

Mudança no comportamento

Segundo os arquitetos, o exemplo serve de estímulo e o trabalhador da obra também pode e deve aplicar as lições ali aprendidas em seus lares, a exemplo, reduzindo o consumo de energia elétrica e separando corretamente os resíduos. “Nosso principal objetivo é gerar o menor impacto possível ao meio ambiente e promover ações sustentáveis”, garantiu Paulo Sérgio.

Renata Cristina comentou também sobre a reutilização de água da chuva nos sanitários do canteiro de obras, na lavagem de veículos e o uso de luz solar nos alojamentos, refeitório, etc.

Sema incentiva a construção sustentável

Comentando a iniciativa da Zafir, o secretário Carlos Marx contou que está empenhado em sensibilizar os empresários da construção civil da cidade a incluírem itens sustentáveis nos novos projetos de edifícios, tanto residenciais quanto comerciais.

05_ZAFIR_Garrafa PET - Iluminacao Natural
 
“No momento de aumento das dificuldades ambientais que afligem o planeta, é fundamental que as novas edificações apresentem aspectos inovadores, tais como a coleta de água da chuva, utilização de energia solar, áreas para armazenamento e separação de materiais recicláveis, pisos que favoreçam a drenagem, mínimo de 20% de área verde e utilizem as coberturas (teto verde) para arborização com espécies de menor porte que ajudam na neutralização de carbono”, explicou o secretário.
 
“Esperamos que esta iniciativa da Zafir sirva de exemplo e que a construtora avance ainda mais. Com certeza, todos desejam viver em casas sustentáveis que possibilitem melhor qualidade de vida, mesmo que isso venha a custar um pouco mais”. Finalizou Marx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário