terça-feira, 15 de abril de 2014

Encontro Estadual da Juventude Verde defende compromisso político com adolescentes

PV Jovens 13

Cerca de 200 jovens, de 25 cidades, participaram no último sábado (12/4) do “3º Encontro Estadual da Juventude do PV-SP” ocorrido no anfiteatro da Faculdade Anhanguera, à Avenida Brigadeiro Luis Antônio, na capital paulista.  Fortalecer a filosofia do Partido Verde, e fortalecer projetos voltados à juventude, foi o tema principal do encontro. Clique aqui e veja fotos...

O PV Osasco esteve representado por 22 pessoas, que acompanharam a jovem Aline Aparecida de Oliveira, Secretária da Juventude do Diretório de Osasco. Junto com a delegação, compareceram também a professora Régia Guedes, Rosi Cheque e Carlos Marx, respectivamente, secretárias da Mulher, Comunicação e presidente do partido na cidade.

Na parte da manhã, os adolescentes participaram de seis grupos de trabalhos com temática variada, inclusive discutindo temas polêmicos como aborto e diversidade sexual. Dentre os participantes das discussões, os jovens vereadores Bruno Ganem (Indaiatuba) e Gustavo Henric Costa (Guti, de Guarulhos). José Luiz de França Penna, presidente nacional do PV e deputado federal, e o médico sanitarista Eduardo Jorge, pré-candidato à Presidência da República pelo PV, falaram sobre os projetos partidários e a importância da participação e inserção do jovem na política.

À tarde, ocorreu uma “pescaria de ideias” com o médico e postulante ao Governo do Estado Gilberto Natalini, que respondeu a inúmeras perguntas sobre educação, saúde, meio ambiente, trabalho, comunicação, economia, rolezinhos, copa do mundo, manifestações sociais, etc.

PV Jovens 1

O jovem Cleidison de Novaes, conhecido como “Brá”, do PV Osasco, questionou Gilberto Natalini sobre sua opinião em relação aos protestos ocorridos em São Paulo, assim como sobre seu posicionamento quanto ao atual sistema de aprovação escolar. “O senhor é contra ou a favor da progressão continuada? Por quê?”, questionou.

Natalini respondeu serem as manifestações importantes, pois protestar é legítimo, mas sem vandalismo, depredação e violência. Sobre o método de aprovação educacional, a chamada “progressão continuada”, ele disse que o problema não está somente na metodologia, contudo num conjunto que vai desde a preparação dos professores até identificar o que pode ser feito para diminuir os índices de evasão escolar e estimular o gosto do aluno pelo conhecimento.

Segundo Mariana Perin, Secretária Estadual da Juventude do PV, a roda de conversa com o pré-candidato Gilberto Natalini foi importante para a formatação de pontos de seu programa de governo direcionados à juventude.

“Fiquei muito satisfeito com o resultado do evento. Foi uma oportunidade de me expressar e de ouvir outros jovens, em especial o Natalini. Pena que os temas debatidos eram muito complexos e faltou tempo para estender a discussão. Espero que haja outras oportunidades de encontros iguais a este”, resumiu o jovem Brá.

PV Jovens 5

Os estudantes Vitor e Aurell, do Instituto de Ensino Ebenézer, de Osasco, presentes ao encontro, comentaram a experiência de como conheceram de perto o PV.

“A gente precisava fazer um trabalho escolar com o tema política. Então, tivemos a ideia de entrevistar o presidente do Partido Verde de Osasco, que tem uma filha estudando em nossa escola. Marx se prontificou em nos atender e na entrevista explicou em detalhes a ideologia e as ações do PV e também falou de algumas atividades da secretaria de Meio Ambiente, que tem o PV na sua condução”, comentou Aurell.

“Foi ele quem nos convidou para participar do encontro Estadual da Juventude do PV. Nós aceitamos e gostamos muito de ter participado”, complementou Vitor.

Para a secretária da Juventude do PV Osasco, Aline Aparecida de Oliveira, o encontro foi mais uma oportunidade para fazer amizades com jovens de muitas outras cidades, trocar ideias e falar sobre desafios no presente e no futuro.

“O encontro foi uma excelente forma de atrair o jovem para debater questões políticas. Eu adorei participar por várias vazões. Primeiro, porque a dinâmica aplicada foi divertida e não foi cansativa. Segundo, porque ficou claro que o jovem quer curtir, namorar, passear, estudar, ter conforto e constituir família. Como qualquer pessoa, o jovem quer ser feliz e pra isso precisa ter saúde, educação, transporte, moradia e trabalho com qualidade“, resumiu Aline.

O evento foi aberto aos simpatizantes, amigos, filiados. Para que todos do estado de São Paulo pudessem participar, o “3º Encontro Estadual da Juventude do PV-SP” foi transmitido pela internet, através de videoconferência.

INFORMAÇÕES
Fone: (11) 3684-0293, das 14 às 18 horas, com Rosi Cheque
E-mail: pv.osasco@terra.com.br
Site: www.pvosasco.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário