quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Sema abrirá orquidário em novembro

orquidario_02
Os amantes da natureza terão um motivo a mais para visitar Osasco. Além do investimento em arborização e jardinagem, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai entregar, no domingo 8/11, a partir das 10h, o Orquidário do Parque Chico Mendes, na Avenida Praia Grande – City Bussocaba, zona Sul (final da Avenida Hirant Sanazar).

Inicialmente, serão expostas 100 orquídeas de várias espécies e 20 bromélias, vindas do Orquidário Bom Senhor, do município de Arealva, SP. A estrutura do orquidário de Osasco foi montada com dormentes usados, doados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).  Já a montagem foi feita pela equipe de jardinagem da Sema, orientada por Ivo de Oliveira, secretário adjunto de Meio Ambiente.

Para comemorar a entrega do orquidário uma série de atividades foi programada. Confira:
  • Feira do grupo “Plantas & Sementes, Trocas e Doações”, coordenado pelo osasquense João Peixoto, e convidado a ser o padrinho do orquidário. Na página do facebook, do Plantas & Sementes, há mais de 32 mil membros, compartilhando informações.
  • Barraca de comida vegana, produzida por Carla Maria Martins, da Casa Di Maria, de Osasco.  A comida vegana está baseada em uma filosofia nutricional e ecológica, não utilizando nenhum tipo de produto de origem animal em sua cozinha.
  •  Troca de mudas de árvores frutíferas por vasos de orquídeas com flor. Árvores de diversas espécies (cítricas, acerola, pitanga, etc.), que poderão ser plantadas em quintais e calçadas.
orquidario_01


CONHECENDO AS ORQUÍDEAS

As orquídeas são uma das maiores famílias de plantas existentes. Com grande variação de formas, cores e tamanhos, existem em quase todo o Planeta. Diferente do que muita gente pensa, as orquídeas não são parasitas: elas crescem sobre árvores, usando-as somente como apoio em busca da luz.

As bromélias têm expressivo valor ecológico decorrente principalmente de sua interação com a fauna contribuindo significativamente para a biodiversidade, pois o acúmulo de água (fitotelmata) e matéria orgânica em decomposição em suas folhas serve de alimento para uma variedade de outros organismos incluindo os invertebrados (aranhas, grilos, abelhas) e vertebrados (passarinhos, sapos). Cultivar bromélias não oferece nenhum risco à proliferação da dengue, como alguns pensam, pois no seu interior as larvas do mosquito não sobrevivem.

SERVIÇO
O que: entrega Orquidário do Parque Chico Mendes, em Osasco
Local:  Rua Lázaro Suave, esquina com a Av. Praia Grande, City Bussocaba, zona Sul (final da Avenida Hirant Sanazar).
Horário: das 10h às 16h
Entrada gratuita
Informações: (11) 3652-9511 ou sema@osasco.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário