segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Equipes de robótica do Sesi do Jardim Roberto desenvolvem pesquisa sobre destinos do lixo

cma3

O secretário de Meio Ambiente de Osasco, Carlos Marx, também dirigente do PV local, esteve na manhã desta quarta-feira (14/10) no Centro Educacional do Sesi do Jardim Roberto.

Na oportunidade, conheceu os trabalhos que dois grupos de alunos estão desenvolvendo na área de robótica visando contribuir para a melhor destinação dos resíduos sólidos, como as fraldas descartáveis.

Em sua fala, Carlos Marx citou algumas iniciativas da gestão do governo Jorge Lapas na área dos resíduos sólidos, como a proposta de Plano Municipal de Gestão Integrada, amplamente debatido pela sociedade, e que será brevemente enviado à Câmara Municipal para tornar-se lei e nortear as ações da administração pública e da iniciativa privada.

cma2

Em seguida, os alunos discorreram sobre o trabalho do grupo referente à pesquisa relacionada ao impacto que as fraldas descartáveis provocam no meio ambiente.

Um dos dados revela que cerca de 2% do volume de resíduos coletado diariamente em Osasco (estimado em 700 toneladas/dia) referem-se às fraldas, as quais podem levar até 150 anos para se decompor no solo onde forem soterradas.

Depois, o secretário visitou o laboratório da escola e conheceu a plataforma onde se dá o desenvolvimento do projeto relacionado com a robótica. Com esses trabalhos os alunos pretendem concorrer ao prêmio “Trash trek” (Como cuidamos do nosso lixo).

cma4


O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. No Brasil, o SESI é o organizador oficial do evento.

A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real.

cma1


Do Centro Educacional do Sesi do Jardim Roberto também participaram Edison Gonçalves de Carvalho (diretor), Neusa Galissi Milian (coordenadora pedagógica), Erasmo Magalhães (professor de informática),  Valdirene de Marcos Santos (bibliotecária).


Fonte: Angela Sibuya, Sema Osasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário