quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Secretaria de Meio Ambiente apoia o Instituto de Energia e Ambiente da USP em teste para produção de biodiesel

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Osasco forneceu no último dia 20 de outubro, ao Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), 120 litros de óleo usado de cozinha, para que aquele órgão possa produzir e analisar a qualidade do biodiesel  na sua miniusina instalada na Cidade Universitária, no bairro do Butantã, em São Paulo, onde vem desenvolvendo estudos sobre a eficiência deste biocombustível e os impactos no rendimento automotivo e na emissão de poluentes.

Desde 2008, o programa Biodiesel Osasco, implementado pela Secretaria de Meio Ambiente, vem coletando resíduos de óleos comestíveis em cerca de 900 pontos de coleta instalados em todo município e região. Mais de 300 mil litros de óleo de cozinha usados já foram destinados para a reciclagem.

sema_3

O programa atua em diversos segmentos, tanto no poder público, quanto no setor privado e na sociedade civil. Para estimular a adesão de condomínios, igrejas, escolas e munícipes em geral, a cada 50 litros de óleo armazenado e destinado ao programa, o doador recebe materiais como água sanitária, desinfetante, detergente ou até mesmo óleo novo.

O processo de adesão é lento, mas paralelo com a coleta do óleo, a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve um forte trabalho de educação ambiental, realizado pelas gestoras ambientais por meio de palestras sobre gestão de resíduos, mostra de filmes, gincanas e mutirões de coleta de óleo.

O óleo é um poluidor ambiental que impacta diretamente na qualidade dos recursos hídricos, polui o solo, entope encanamentos e dutos de esgoto. Para a destinação adequada deste resíduo, é preciso armazená-lo e destinar para um ponto de coleta mais próximo.

Todos os parques de Osasco são pontos de coleta, além das UBS’s, CRAS’s, e outros próprios municipais. É possível também entrar em contato com a Sema, e a equipe de coleta devidamente identificada com o veículo do programa Biodiesel retira o óleo no local.

INFORMÇÕES
(11) 113652 9107 / sema@osasco.sp.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário