sexta-feira, 24 de julho de 2015

“VI Ciclo de Palestras sobre Borboletas” em Osasco será em agosto

Borboleta

No dia 8 de agosto (sábado), das 9h às 16h, será realizado o “VI Ciclo de Palestras sobre Borboletas”. O ciclo acontecerá no SESI Piratininga, na Av. Getulio Vargas, 401, em Osasco. Especialistas no assunto vão abordar diferenciados temas, tais como Elementos teórico-práticos de entomologia com ênfase em Lepidoptera (mariposas e borboletas); Os insetos na educação; e Lonomia -  da criação à produção do soro Antolonômico.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no (11) 3599-3516 ou borboletariodeosasco@gmail.com. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e a taxa para minicurso é de R$20,00. A comissão organizadora informa que o café da manhã, almoço e transporte até o local do evento estão incluídos na taxa de inscrição.

“A cada ano que passa o número de participantes vêm crescendo e a expectativa para esse ano é de que supere mais de 100 participantes, devido ao mini-curso oferecido pela primeira vez”, explica Paulina Arce, coordenadora do Borboletário.

O público-alvo do evento consiste, basicamente, em estudantes dos cursos de biologia, gestão ambiental e zootecnia, porém, cerca de 19% dos participantes são interessados em insetos, sem formação técnica. Ainda sobre o público, 80% são provenientes de várias cidades de São Paulo, enquanto que os outros 20% são de fora do Estado.

Organizado desde 2010, pela equipe do Borboletário de Osasco, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), o ciclo faz parte da programação da Sema e é um marco de evento científico-cultural na cidade e região.

O borboletário de Osasco é o primeiro da zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo e recebe cerca de 16.000 visitantes por ano, entre escolas e público geral. Gradualmente, este espaço de conhecimento vem se tornando um marco no lazer ecológico na região.

Atualmente, o borboletário é uma referencia técnica não somente no Estado de São Paulo, mas em todo o país, esse fato projeta Osasco em um cenário nacional como uma cidade que se preocupa com a natureza e que usa o borboletário para incrementar a educação ambiental que é realizada no município.

PROGRAMAÇÃO

09:00 – Inscrição, recebimento de material e café da manhã
10:00 – palestra: “Elementos teórico-práticos de entomologia com ênfase em Lepidoptera (mariposas e borboletas)” – Mini-curso.
Palestrante: Livia R. Pinheiro
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (FFCLRP). Mestre e Doutora em Zoologia também pela Universidade de São Paulo (IB). Pós-doutorado em curso no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZSP).
 10:45 – Palestra: Os insetos na educação
Palestrantes: Marcelo D’Aquino Rosa - formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Educação Científica e Tecnológica também pela UFSC, doutorando em Ensino de Ciências pela UNICAMP.
Arthur Prado Fleury Magalhães - formado em Ciências Biológicas pela UFSC, mestrando em Educação Científica e Tecnológica também pela UFSC.
 11:45 –Palestra: Entomofagia (degustação)
Palestrante – Gilberto Schickler. Zootecnista, foi Responsável Técnico na Nutrinsecta Criação e Comercio de Insetos LTDA. Atualmente é consultor no tema “Insetos comestíveis”
 12:30 – Almoço
 14:00 – Palestra: “Aspectos evolutivos da Classe Insecta”
Palestrante: Nicolas Lavor de Albuquerque.Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Zoologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Nove de Julho.
15:00 – Palestra:  “Lonomia - Da criação à produção do soro Antolonômico”
Palestrante: Roberto Henrique Pinto Moraes.
Graduado em Biologia pela Universidade de Mogi das Cruzes e mestrado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Atualmente é pesquisador do Instituto Butantã.
 16:00 – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário