sexta-feira, 24 de julho de 2015

Prefeito Jorge Lapas reúne-se com entidades e propõe ampla união para ações voluntárias de amor à cidade e sua gente

A Sala Osasco recebeu na noite desta terça-feira (21) representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada para conhecer proposta de mega projeto ousado e interessante com foco no exercício da cidadania e no voluntariado. Na oportunidade, o prefeito Jorge Lapas e a primeira dama Sandra Missiano Lapas narraram aspectos da visita feita à Itália e França, onde a população é parceira das prefeituras e atua voluntariamente em prol de uma cidade melhor e mais humana.

O projeto deverá ser coordenado por uma equipe, que incentivará a população a ser mais participativa nas ações da cidade. “A Secretaria de Meio Ambiente já desenvolve várias ações com apoio de voluntários. Se metade das crianças das escolas públicas participassem de ações voltadas para o meio ambiente, certamente, teríamos um ambiente bem melhor”, exemplificou o prefeito Lapas.

Para o jornalista Carlos Marx, também secretário de Meio Ambiente, os projetos da Sema contam com voluntários que abraçam a causa, pois acreditam que sua contribuição é essencial para ajudar a mudar uma realidade. “Se não fossem os voluntários muitas das nossas ações não poderiam ser feitas em sua totalidade ou não teríamos os resultados esperados”, resumiu.

sandra

No geral, os representantes das instituições se propuseram a apoiar a prefeitura neste mega projeto e se comprometeram a colaborar em ajudar a melhorar o município seja pessoalmente seja institucionalmente.

Para Jacy Malagoli, da Ação Pró Vida Animal e Meio Ambiente (Avama), a ideia é muito boa e também dará visibilidade as ações das instituições. “Poderíamos fazer um trabalho para incentivar o respeito aos animais como um grande mutirão de castração, o que além de diminuir o risco à saúde pública controlando a população animal, ajuda a diminuir a incidência de abandono e, consequentemente, o número de animais de rua”, disse.

O encontro foi marcado pelo compromisso que muitos assumiram em participar e se engajar na iniciativa. Dele também saiu uma comissão que ficará encarregada de discutir os futuros desdobramentos com a primeira-dama, Sandra Lapas, que tem manifestado seu desejo de construir essa grande corrente do bem na cidade de Osasco. A primeira reunião desta comissão deverá acontecer no dia 29 de julho, às 18h, na sede do Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Mais de 30 entidades estiveram representadas para ouvir, propor e debater acerca de caminhos para promover um grande movimento de conscientização e de ações em favor das pessoas e da cidade. Dentre elas Jacy Malagoli, da Ação Pró Vida Animal e Meio Ambiente (Avama); Mário Rovira, do Conselho de Proteção ao Meio Ambiente de Osasco; Orlando Cardoso, do Instituto Socioambiental Raoni Vilas Boas; secretários, coordenadores e administradores municipais; e instituições religiosas e sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário