quinta-feira, 20 de junho de 2013

Dê uma boa destinação ao óleo de cozinha usado: projeto Biodiesel Osasco


Implantado desde 2008, o objetivo principal do Projeto Biodiesel Osasco é a conscientização da população sobre a importância da mudança de hábito através de ações que contribuam com a recuperação e preservação do meio ambiente.

O projeto visa à despoluição dos córregos e rio Tietê, através da reciclagem do óleo de cozinha usado e a sua transformação em biodiesel.

Com a adesão gradual de escolas, empresas privadas, ONGs, igrejas, restaurantes, entre outros setores que colaboram com a destinação correta deste resíduo já foi possível coletar mais de 200 mil litros de óleo que foram transformados em biocombustível. Hoje, o projeto possui 813 pontos de coleta em Osasco e região, em escolas, igrejas e parques.

O apoio à produção de biocombustível faz parte do programa de governo do prefeito eleito, Jorge Lapas, que buscará a formação de parceria com as cidades de Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi para a instalação de uma usina de produção de biocombustível regional.

Para incentivar a adesão da população, o projeto realiza a troca do óleo usado por materiais de limpeza, ou até mesmo óleo comestível novo. Esse mecanismo estimula a população a descartar de forma correta o óleo e compreender a importância de ações pontuais que somadas impactam globalmente na preservação dos recursos naturais.

O trabalho de conscientização e divulgação do projeto é realizado através de palestras, gincanas, mostra de filme e mutirões de coleta de óleo.

O projeto “De olho no óleo” é um subprojeto, dentro do projeto biodiesel que, com apoio do fundo Estadual de Recursos Hídricos, permitiu ampliar o número de palestras, mutirões e conscientização da população da população para uma nova atitude em benefício do meio ambiente.

Contatos: sema@osasco.sp.gov.br / (11) 3652.9041 (2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário