segunda-feira, 1 de julho de 2013

Modo como o idoso se vê ajuda na saúde física e mental, diz fisioterapeuta mestre de yoga, no PV Osasco

Ari Alves fala sobre doenças na melhor idade

A forma de se posicionar diante as limitações por conta do envelhecimento ajuda as pessoas que estão na melhor idade a ter saúde física e mental. Exercícios, diversão, medicina alternativa e fé também ajudam no bem-estar dos idosos. Esses foram alguns dos pontos abordados pelo fisioterapeuta Ari Alves na palestra “Qualidade de vida na melhor idade”, realizada na última quinta-feira (27/6), na Sede do Partido Verde de Osasco. O evento foi aberto pelo jornalista e  presidente do PV, Carlos Marx, que ressaltou a importância da atividade.

A palestra focou cinco pilares para um envelhecimento saudável: abstinência total ao fumo, álcool com moderação, dietas saudáveis, atividades físicas supervisionadas, atividade intelectual e atividade espiritual.

“A maneira como o idoso se vê é fundamental. Para estar bem é necessário ter uma posição positiva não só em relação ao envelhecimento, mas em relação à vida. A pessoa precisa aceitar os limites do próprio corpo, cultivar hábitos saudáveis que vai desde a alimentação e exercícios físicos moderados e com acompanhamento de um profissional até meditações, orações. O idoso deve, principalmente, socializar-se”, disse Ari Alves.



Segundo o fisioterapeuta, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o mal de Alzheimer vai acometer muito mais homens e mulheres até o ano de 2025. “A doença pode aparecer até mesmo na faixa dos 40 anos, mas a incidência maior começa a partir de 60 anos e é considerada comum em pessoas acima de 80 anos”, falou Ari.

“Está comprovado cientificamente que prevenir as doenças sai mais barato que tratar o paciente. Por isso, a importância dos cuidados com a saúde física e espiritual. O afeto também é um aliado poderoso. O casamento e amigos, por exemplo, fazem parte da receita para criarmos estímulos positivos e isso contribui para uma longevidade feliz. Pesquisas relevam que a sensação de conforto e a segurança vindas da boa convivência reforçam o nosso sistema imunológico”, relatou o fisioterapeuta.

Carmem Freitas fala sobre importância das boas escolhas

Outro problema de saúde é a síndrome de Burnout, afetando no mundo contemporâneo um grande número de profissionais. A doença resulta em três problemas principais: exaustão emocional (fadiga, impaciência, irritabilidade); diminuição da realização pessoal, caracterizada, por exemplo, pela baixa satisfação com as atividades do trabalho e pela perda da competência; e a despersonalização, ou seja, o distanciamento afetivo e a insensibilidade em relação às demais pessoas.

“Infelizmente, queremos ser o melhor em tudo sempre e a nossa autoestima não pode ser medida apenas pelo sucesso profissional. O estresse do dia a dia e do trabalho levam a outras doenças como depressão, dores de cabeça, hipertensão arterial, diabetes e infarto”, explicou Ari Alves.

“Precisamos desenvolver conosco e com o outro um amor ágape. Isso significa ter uma relação afetiva isenta de conotações sexuais, de interesses pessoais ou financeiros. Ser grato às pessoas e à vida, agradecer a Deus. Dar ‘bom dia’ e dizer ‘eu te amo’ podem trazer muito mais alegria e saúde para nossa vida. O idoso saudável é o jovem que deu certo. E, principalmente, envelhecer bem é mais que uma arte. É sabedoria”, finalizou Ari Alves.

O evento contou com a participação de Carmem Freitas, educadora com atuação na área de nutrição, que falou sobre a importância de traçar bons caminhos de escolhas com mais amor e carinho. “Cultivar coisas boas como dar e receber afeto e abraços, assim como dar e receber amor ajuda a gente a ser mais feliz”, comentou.

Dinâmica estimula o cuidado com o outro

Ao final, Carmem Freitas propiciou uma degustação de um saboroso chá verde. Os participantes realizaram ainda uma dinâmica para estimular a confiança e o cuidado com o outro.  A palestra “Qualidade de vida na melhor idade” foi uma iniciativa da Secretaria de Eventos do Partido Verde de Osasco.

Informações: Fone: (11) 3684-0293, das 14 às 18 horas. E-mail: pv.osasco@terra.com.br. Acompanhe o PV Osasco no Facebook: www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário