terça-feira, 22 de setembro de 2015

Semana da Árvore em Osasco começa com plantio de 50 mudas na margem do rio Tietê

plantio_1

Quem passou pela Avenida dos Bandeirantes, no Jardim Piratininga, na manhã deste domingo (20/9), viu banners temáticos e crianças, jovens e adultos realizando plantio de 50 mudas de árvores nativas, como ipê e quaresmeira, à margem do rio Tietê.  A ação “Hora Verde” faz parte de um conjunto de atividades para comemorar a Semana da Árvore. Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Osasco, o evento contou com apoio das ONGs Avama, Ceaso, CPMAO, Instituto Karan, UAPO. Para a alegria da garotada, uma garça e uma capivara apareceram no local.

Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, agradeceu a presença de todos, apresentou a programação da Semana da Árvore e explicou o passo a passo para o plantio. “O prefeito Jorge Lapas tem feito grande esforço na questão ambiental. Tem ampliado as áreas verdes para trazer qualidade de vida para todos. Queremos ver o rio Tietê limpo e sem esgoto”, disse.

plantio_2

“A atividade de hoje vai além do plantio de árvores. Investir na conservação ambiental ajuda também na qualidade de vida e na proteção dos animais. Proteger e cuidar do verde, da água e dos animais é uma questão de educação”, comentou Jacy Malagoli, presidente da Ação Pró Vida Animal e Meio Ambiente (Avama).

Maristela Leamare, presidente do Centro de Ação Socioambiental (Ceaso), discorreu sobre ações desenvolvidas por sua entidade nos últimos anos, da parceria com a Sema e da importância da data. “Apesar de pontual, a data é uma forma de estimularmos as boas práticas ambientais. A sensibilização e educação ambiental têm sido feitas por nós diariamente”.

“Plantar é uma forma de nos aproximar da natureza. Também é um jeito de estimular a participação. Antes de virmos para cá, conversamos com os pais e com as crianças sobre o que seria feito e a importância das árvores para todos nós. No futuro, essas crianças serão adultos engajados e proativos com a causa ambiental”, sintetizou Márcia Garcia, presidente da ONG Karan.

plantio_3

“A nossa parceria com a Sema é de longa data. É muito bom plantar e saber que a cidade ficará mais bonita”, falou Antenor Ribeiro de Queiroz, da União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco (UAPO).

“Fiz questão de trazer minhas filhas para que elas entendam a importância em alinhar discurso e prática. A gente precisa se empenhar para plantar mais árvores na cidade”, resumiu Mário Rovira, presidente da ONG Conselho de Proteção ao Meio Ambiente de Osasco (CPMAO).

A Semana da Árvore, que termina no próximo domingo (27/9), traz uma extensa programação: mutirões de plantio; Gincana da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P); Sarau das Árvores; Dia Mundial sem Carro; Exposição no Osasco Plaza Shopping “A beleza da cidade ao olhar do jovem osasquense”; Cine Tela Verde; Feira de trocas e doações de sementes, mudas de árvores e flores; Show Rock e Meio; Domingo B de Borboletas, no Parque do Jardim Piratininga.

Informações sobre a Semana da Árvore: (11) 3652-9511, sema@osasco.sp.gov.br  ou através do www.osasco.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário