terça-feira, 15 de setembro de 2015

Prefeitura de Osasco discute com a população soluções para a gestão dos resíduos sólidos

residuos1

Gestores públicos, empresários, instituições e lideranças populares participaram de ciclo de debates para elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Osasco, realizada de 31 de agosto à 2 de setembro. O objetivo do ciclo foi apresentar à população o diagnóstico, buscando participação para as soluções que farão parte do plano de ação com foco na não geração de resíduos, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final ambientalmente adequada, além de estabelecer metas para os próximos anos.

O Plano foi apresentado aos empresários e empreendedores na noite desta quarta-feira (2/9), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO), último dia do ciclo de debates. Dentre os participantes o arquiteto e construtor Daniel Calió Sanches, que também representou a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO).

Daniel Calió teceu comentários sobre a necessidade de se tratar os resíduos em empreendimentos imobiliários, da importância em investir na educação ambiental desde os primeiros anos de vida da criança e sintetizou sua experiência na construção civil. “Nosso setor tem papel fundamental para a realização dos objetivos do Plano Municipal, por isso é importante estimular a construção sustentável através do uso de materiais e tecnologias simples e inovadoras”.

residuos2

Para Carlos Marx, secretário municipal de Meio Ambiente, o documento é importante porque tem a educação ambiental norteando as ações. “Osasco dá novos e importantes passos para criar seu Plano. O compromisso principal é separar os materiais recicláveis, para gerar trabalho e renda para os trabalhadores da coleta seletiva e reduzir o volume dos resíduos que são dispostos no aterro sanitário”, disse.

Dirigentes e militantes do Partido Verde de Osasco também participaram do ciclo e reivindicaram a compostagem dos resíduos orgânicos para transformação em adubo natural e utilização em hortas comunitárias e escolares.

O PMGIRS também normatizará a coleta, o transporte, a reciclagem, o tratamento e a destinação final e leva em consideração os grandes geradores de resíduos, indústrias, associação de comerciantes, hospitais, estudiosos, ONGs, religiosos, MPF, Defensoria Pública, Cooperativa de Catadores, OAB Osasco e sociedade civil.

O PMGIRS foi formulado por um grupo de técnicos de algumas secretarias da Prefeitura, com supervisão da Secretaria de Planejamento e Gestão e foi desenvolvido em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei Federal nº 12.305/10).  Após uma audiência pública, que deverá ocorrer em até 30 dias, o documento será encaminhado pelo prefeito Jorge Lapas à Câmara Municipal.

Para que a população esteja informada sobre os pontos tratados, bem como participar com sugestões de melhorias para o Plano, basta acessar a página www.participaosasco.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário