terça-feira, 22 de setembro de 2015

Sema Osasco lança 1ª Gincana da A3P

Para estimular a participação dos funcionários públicos à adoção permanente de práticas sustentáveis, a prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), lançou na noite desta segunda-feira (21/9), na Sala Osasco, a primeira edição da Gincana da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A gincana vai promover diversas atividades como coleta de óleo usado, concurso alimentação saudável, desafios relâmpagos, ginástica laboral, mutirão de plantio e caraoquê verde. A Secretaria vencedora será conhecida e premiada no dia 27 de setembro.

A3P_1

Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, transmitiu o agradecimento do prefeito Jorge Lapas e disse que a gincana vai fortalecer as ações da A3P e que soluções práticas são características de uma cidade preocupada com o bem-estar de todos. “A gincana é uma nova maneira que encontramos para instigar e promover o consumo sustentável e responsabilidade entre as secretarias”.

Valéria Canassa F. Santos, diretora da EMEF Terezinha Martins Pereira, discorreu sobre a responsabilidade socioambiental na escola e do envolvimento dos alunos nas várias atividades propostas sobre a temática ambiental.

Thyena Marques, representante da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, comentou sobre seu envolvimento, e de sua pasta, com as ações propostas pela A3P. “Cada um de nós deve dar bons exemplos para sociedade”.

Segundo a advogada Régia Maria Gouveia Sarmento, secretária municipal de Educação, várias medidas foram tomadas para reduzir o consumo de energia elétrica, água, contudo, é preciso fazer muito mais.  O incentivo à preservação do meio ambiente é importante e deve ser pauta diária nas escolas e nas secretarias municipais.

Para Jesus Rodrigues Domingues Neto, representante da Secretaria da Cultura, a proposta da A3P é pertinente e é importante o envolvimento de todas as secretarias na gincana. “Vamos estimular a participação e o engajamento de todos”.

A3P_2

“Aleitamento materno e impacto ambiental” foi o tema de da pediatra Mônica Mwamakamba, da Secretaria de Saúde. Foram destacados tópicos como o impacto ambiental nas formas de alimentar um bebê: amamentação versus processo de produção do leite infantil (produção da matéria-prima), usos de minerais para o armazenamento e transporte.

O ultimo a deixar sua mensagem foi o vereador Aloísio Pinheiro que discorreu sobre a importância em se preservar os corpos d’água e nascentes. “Não podemos aceitar que sejam jogados nos rios e córregos todo tipo de rejeito, incluindo esgoto”.

Durante o evento houve apresentações de dança com alunos da EMF Professora Teresinha Martins Pereira; de música com o grupo Atirei o pau na Lata; e declamação de poesia, com Rosi Cheque.

A decoração da Sala Osasco foi feita pelas artesãs Laurita Ferreira e Cida Franco. As roupas da exposição, feitas com materiais recicláveis, foram confeccionadas pelos alunos da EMEF João Guimarães Rosa. Os visitantes também conhecerem um pouco do acervo de livros, com o tema Educação Ambiental, das 153 escolas do município.

Para saber mais sobre a A3P entre em contato com a Sema no (11) 3652-9511, sema@osasco.sp.gov.br  ou www.osasco.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário