sexta-feira, 26 de junho de 2015

Sema e Grupo de Escoteiros Tuidara plantam árvores no Parque das Bicicletas

Plantio Pq Bike Tuidara
Para tornar a cidade mais arborizada e atuar no combate as mudanças climáticas, a prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), tem realizado mutirões de plantios de árvores nativas e frutíferas. Na manhã de sábado (20) a ação ocorreu no Parque das Bicicletas e contou com a participação do Grupo de Escoteiros Tuidara.

Foram plantadas 33 mudas,  entre ipê, pata de vaca (bauhinia) e cássia-imperial (chuva-de-ouro).
Yara Alves Moreira, assistente do grupo de escoteiros Tuidara, abriu a atividade com uma saudação à bandeira e à vida. Em seguida, explicou a atividade. “Plantar árvores é muito importante para nós e para o planeta. Mas, também é importante cuidar”.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, falou em seguida e discorreu sobre a importância das florestas para a sociedade e para a natureza. Falou da área remanescente de Mata Atlântica, na zona norte de Osasco, que será transformada em Horto Florestal e mencionou a obra de canalização aberta do braço morto do rio Tietê e sua importância para a região.

“Grande parte do esgoto da zona norte é despejado no braço morto e cai no rio Tietê. O prefeito Jorge Lapas tem feito gestões para que a Sabesp afaste 100 por cento do esgoto da cidade e encaminhe para tratamento na ETE de Barueri”, disse Marx.

Marcos Vinicius Colmanetti, engenheiro da Sema, tirou dúvidas das crianças e dos adolescentes. Explicou o que é mata ciliar, mata nativa e porque foram plantadas aquelas espécies e não outras. “As árvores nativas nascem e crescem naturalmente, favorecem a biodiversidade e atrai a fauna local. Cada árvore deve ser plantada de acordo com o tamanho e o lugar onde ficará”, falou.

“Acredito que eles gostaram de participar. Sempre falamos com os jovens da importância do meio ambiente e de sua preservação. Temos o distintivo IMMA que premia dentro de cada modalidade aqueles que se envolvem em atividades voltadas para a natureza”, relatou Flavio Souza, chefe dos lobinhos, ao ser questionado sobre a participação da garotada.

A Insígnia Mundial do Meio Ambiente (IMMA) está voltada para os cuidados com o ar e água, habitats e espécies, substâncias perigosas, melhores práticas ambientais e riscos ambientais e desastres naturais.

Uma das crianças mais animadas era Maria Eduarda Teixeira Luna, de 7 anos, que plantou a primeira árvore do mutirão. “Estou gostando muito. Quero participar de novo”, disse sorridente.

O grupo de lobinhos e escoteiros também visitou o Parque Ana Luiza Moura Freitas onde participaram de mutirão de limpeza e tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de captação de água de chuva. Ao final, participaram de palestra sobre borboletas, com a bióloga Paulina Arce, e visitaram o Borboletário.

Saiba mais sobre as atividades da Secretaria de Meio Ambiente: (11) 3652-9107 ousema@osasco.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário