segunda-feira, 1 de junho de 2015

Feira Ecomix no parque do Jardim das Flores estimula trocas

ecomix

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema)  realizou na manhã de sábado (30/5) mais uma edição da Ecomix. A atividade ocorreu no Parque Dionisio Alvarez Mateos, no Jardim das Flores, em Osasco. A Ecomix é um espaço onde as pessoas trocam vários objetos, experiências e informações e visa estimular a coletividade e a reflexão sobre o consumo e seu impacto sobre a natureza. Na abertura, apresentação musical com a Banda Marcial da E.E. Professor Armando Gaban.

Em sua fala, Carlos Marx, jornalista e Secretário de Meio Ambiente, comentou do apoio do prefeito Jorge Lapas às atividades de educação e conscientização ambiental promovidas pela Sema, que lançou agora esta feira de trocas. “Essa é uma das várias ações de mobilização realizada pela Sema e  objetiva  gerar a reflexão sobre o consumismo. Com a troca nós podemos prolongar a vida útil dos objetos e isso é o que chamamos de reutilizar”, sintetizou.

A estudante Valleria Mariana, da Escola Estadual São Paulo da Cruz, comentou sobre a questão dos resíduos. “É importante evitarmos que os objetos sejam jogados fora. O lixo causa danos ao meio ambiente”.

Danielli Cristina Ferreira, aluna da mesma escola, destacou a importância de se consumir com responsabilidade. “Estamos aprendendo sobre consumo responsável que é evitar o desperdício e reutilizar”, resumiu.

ecomix2

O professor Rodrigues, regente da fanfarra da E.E. Armando Gaban, comentou sobre a parceria com a Sema. “A Secretaria de Meio Ambiente sabe que pode sempre contar conosco. Na banda marcial estimulamos a disciplina e a responsabilidade com tudo e todos”.

Segundo Paulla Abreu, gestora ambiental da Sema, a experiência de participar do evento resgata os valores como solidariedade, além de estimulá-los a serem conscientes e participativos. “A feira possibilita ainda que as pessoas façam bons negócios, trocando materiais e objetos que não utilizam mais por qualquer outro que possa ser útil.  O valor do objeto é estipulado entre os interessados”.

Cristina Balbino levou a filha de sete anos para participar da feira. “Trouxe minha filha porque acredito que desde cedo a criança deve consumir com responsabilidade e entender que o que não serve mais pra ela poderá servir para outra pessoa. Ela trocou um bibelô por um abajur e ficou muito feliz”, disse.

Na feira foram trocados livros, CDs, calçados, objetos de decoração, perfumes, roupas, dentre outros objetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário