segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Cursos de horticultura e jardinagem encerram atividades com balanço positivo e confraternização no Parque Chico Mendes

01_Carlos Marx fala dos cursos

A Secretaria de Meio Ambiente de Osasco (Sema) entregou no sábado (20/12) certificados de conclusão de curso aos alunos dos cursos de horticultura e jardinagem. A certificação ocorreu no auditório do Parque Chico Mendes e foi comemorada entre alunos e familiares com um almoço utilizando as hortaliças colhidas na horta do parque. Ao todo, 53 pessoas foram diplomadas sendo 38 em jardinagem e 15 em horticultura.

Clique aqui e veja fotos...

Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, parabenizou alunos e o professor, por mais uma etapa concluída destacando os cursos como relevantes para o bem-estar e longevidade.  “Está comprovado cientificamente que quem come vegetais orgânicos e alimentação natural vive mais e tem uma saúde melhor”, disse.

Segundo Marx, quem cuida de horta e de jardim entende melhor da importância de cuidar do solo e da água. “Agora vocês têm um olhar diferenciado pelo meio ambiente porque têm o conhecimento e a prática de como cuidar da terra e da água. Espero que vocês multipliquem o que aprenderam nos cursos. Cultivem hortas e façam jardins em suas casas. Em nome do prefeito Jorge Lapas, eu agradeço a participação e o empenho de cada um de vocês nos cursos”.

horti1

O professor e engenheiro agrônomo Humberto Rosente destacou o convívio muito bom entre os alunos. “Aprendemos muito um com o outro, trocamos experiências, desenvolvemos habilidades. Parabéns a todos e obrigado pela oportunidade”, sintetizou.

O coreano Sung in Bae disse ter gostado muito dos trabalhos realizados nos cursos. “Os orientais e ocidentais têm culturas diferentes e jeitos diferentes de tratar o meio ambiente. Pra mim, o curso é uma grande motivação, foi muito bom e fiquei muito contente em participar”.  A Coréia do Sul investe pesado em projetos de conservação de energia, reciclagem, redução na emissão de CO2, etc.

“Moro em Cotia e fiquei sabendo dos cursos através de uma professora do SENAC. Fiz o curso de jardinagem porque adoro a natureza. Aprendi muito sobre plantas, flores e árvores. Também gostei de saber que a gente deve preparar o solo em qualquer circunstância. Fiz um jardim vertical na varanda do meu apartamento. Vou indicar os cursos para as pessoas”, relatou Israel de Santana.

horti2

“Estou feliz por ter concluído os dois cursos. Cada um teve dificuldades que foram superadas. Aprendi muito, por exemplo, como proteger a água, como evitar a erosão do solo e como escolher o que será cultivado. Adorei aprender a plantar as mudinhas e adorei as dicas de como cuidar de plantas para áreas internas e externas. Plantar ajuda a reduzir o estresse”, explicou sorridente Janete Fernandes Oliveira Momi.

“Quando soube do curso fui logo saber os detalhes da inscrição. Gostei de tudo, mas gostei mais mesmo foi da prática. É muito bom mexer na terra, plantar, ver as verduras, os legumes e as plantas crescendo. Ver o resultado do jardim é gratificante”, comentou também sorridente Sirlene Ramos de Moura.

Os participantes dos cursos de jardinagem e horticultura tiveram aulas teóricas e práticas. Alguns, agora, irão aplicar todos os conhecimentos adquiridos em seus lares, outros pretendem atuar no setor, considerando ser esta uma das áreas em expansão.

10_diploma

As inscrições para as próximas turmas dos cursos de jardinagem e horticultura já estão abertas na Sala Verde do Parque Chico Mendes, localizado à Rua Lázaro Suave, 15, City Bussocaba. Horário: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h ou das 13h às 17h.

Podem participar pessoas a partir dos 16 anos e no ato da inscrição deverá apresentar RG, comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone).

O curso de jardinagem acontecerá aos sábados, das 9h às 12h. O curso de horticultura também será aos sábados, das 14h às 17h. Os cursos terão a duração de cinco meses, com início na segunda quinzena de janeiro.

INFORMAÇÕES
(11) 3591-1828, com Marta
sema@osasco.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário