segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Darwin Day em Osasco debate seleção natural e sexual, psicologia evolucionista e essencialismo

darwin

O documentário “A viagem perdida de Darwin” foi exibido na noite da última sexta (12/2) na Escola de Artes de Osasco. A atividade fez parte da programação do Darwin Day, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio do Borboletário. Após exibição do vídeo, os professores-doutores Nelio Bizzo, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução Biológica (EDEVO DARWIN), e Marco Antonio Varella, criador do Blog Marco Evolutivo, falaram da contribuição de Darwin para a humanidade e debateram temas como seleção natural e sexual, psicologia evolucionista, essencialismo e evolucionismo.

Carlos Marx, secretário de municipal de Meio Ambiente, recepcionou os palestrantes e participantes. “Trago um abraço e agradecimento do prefeito Jorge Lapas aos palestrantes e à equipe do nosso borboletário, pela realização deste evento em homenagem a Charles Darwin”, disse.

Após exibição do vídeo, o professor-doutor Nelio Bizzo discorreu sobre o trabalho e a observação das espécies feitas por Darwin nas ilhas Galápago. “Ele se encantou e se entusiasmou com tudo que via e descobria. Um de seus questionamentos foi por que motivo os fósseis que tinha descoberto pareciam versões gigantescas de mamíferos sul-americanos tais como os armadilhos e as preguiças que existiam ali. Como era possível encontrar fósseis de conchas marinhas a mais de 15 quilômetros de distância do mar?”.

Segundo Nélio, o essencialismo foi uma das grandes barreiras que Darwin enfrentou ao propor a teoria da evolução por seleção natural e explicou que a organização social humana não pode ser esclarecida pela seleção natural porque envolve outros fatores como economia e as variações como secas e invernos rigorosos entre outras agressões ambientais. “Darwin e Wallace encontraram algumas respostas na Economia e em publicações de Thomas Malthus”.

Darwin_Day_palestrante Varela
Em seguida, Marco Antonio Varella abordou as variedades dentro das espécies e suas diferenças que mudam de geração em geração (ancestralidade), árvore da vida e indivíduo comum entre todos e psicologia evolucionista (seleção natural e seleção sexual) proposta por Charles Darwin.

Os palestrantes responderam perguntas dos participantes. No final, houve sorteio de livros, dentre eles “Os jovens e a ciência”.  Paulina Arce, coordenadora do Borboletário, encerrou a programação convidando a todos a conhecerem e participarem das atividades do Borboletário Municipal, localizado à na Rua David Silva, 111 – Jd. Piratininga.

INFORMAÇÕES
borboletariodeosasco@gmail.com  / (11) 3599-3516

Nenhum comentário:

Postar um comentário