sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Avama encontra lar para mais de 1.000 animais e realiza 6.000 castrações

01 Avama_Jacy e Marx

Com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Osasco, a Ação pró Vida Animal e Meio Ambiente (Avama), castrou em dois anos e oito meses, mais de 6.000 animais e foram adotados, em três anos, mais de 1.000, entre cães, gatos, coelhos e hamsters. Realizou, ainda, centenas de atendimentos de emergência. As feiras de adoção ocorrem aos sábados, das 11h às 17h, ao lado do estacionamento da Prefeitura de Osasco, à Rua Narciso Sturlini, 201. Já as castrações são mensais e acontecem em vários pontos da cidade, em locais previamente agendados.

O foco da entidade é castrar animais de estimação de pessoas com baixa renda. Outro objetivo é educar a população sobre a necessidade da castração e da tutela responsável. Ao fazer o balanço sobre os três anos da Avama, completados no dia 23 de fevereiro, a coordenadora da instituição, Jacy Malagoli, assinala que as ações e projetos estão alinhados com a proteção animal e ambiental.

“Temos fortes e firmes parcerias, como a Sema, através do secretário Carlos Marx, que muito tem nos ajudado. Temos parceria com uma equipe de veterinários e isso nos ajuda a fazer mutirões de castração a preços populares. Todo nosso trabalho é voluntário e não temos nenhum ganho financeiro”, ressalta Malagoli.

gatos

Segundo Jacy, a castração serve como controle populacional de cães e gatos, pois uma cadela ou gata não castrada pode gerar ao longo de sua vida fértil algo em torno de 60 a 80 mil descendentes diretos e indiretos. Por isso, a importância da castração para evitar também o abandono e maus tratos, além do controle de zoonoses.

A Avama promove atividades de educação socioambiental tais como palestras e encontros sobre alimentação saudável, sustentabilidade, etc. A instituição sobrevive com a ajuda de voluntários e colaboradores. Algumas pessoas doam remédios, vermífugos, jornais, ração, etc.

Para Carlos Marx, secretário Municipal de Meio Ambiente, o trabalho desenvolvido por Jacy Malagoli traz grandes contribuições para a sociedade.

“A política de bem-estar animal vem sendo construída em nossa cidade e a as ações da Avama vêm ao encontro das atividades da Secretaria.  Desde 2011, abrimos os parques para os animais, sendo necessário o uso de guia e focinheira, para a segurança dos usuários dos parques, onde estão à disposição saquinhos biodegradáveis próprios para a coleta das fezes dos animais, para manter os espaços públicos limpos e livres de doenças”, finaliza Marx.

INFORMAÇÕES
Jacy Malagoli: (11) 99102-1905 / jacymal@uol.com.br   /  www.Facebook.com/AVAMASP

Nenhum comentário:

Postar um comentário