quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Hábito e curiosidades sobre insetos e borboletas são abordados no “VI Ciclo de Palestras sobre Borboletas”

palestra_borbleta

Realizado no dia 8 de agosto, no Sesi do Jardim Piratininga, o VI Ciclo de Palestras sobre Borboletas recebeu mais de 50 inscrições, com participação de estudantes e interessados no assunto. O evento contou ainda com um minicurso sobre montagem de coleção de insetos, com ênfase em borboletas.
No período da manhã foram ministradas palestras com a Profa. Dra. Livia Pinheiro, que falou sobre elementos teórico-práticos de entomologia. Os professores Marcelo D’Aquino Rosa e Arthur Fleury P. Magalhães abordaram o tema educação e insetos.

A palestra teve continuidade com uma apresentação de Gilberto Schickler sobre entomofagia, que complementou o dia com uma pequena degustação de bolo feito com farinha de barata, bombom de grilo e outros insetos vivos e liofilizados.

Na parte da tarde, o professor Nicolas Albuquerque discorreu sobre os aspectos evolutivos dos insetos. O ciclo de palestras terminou com a exposição do pesquisador Roberto Moraes, do Instituto Butantan, que discorreu sobre a história do soro anti-lonômico.

No geral, os participantes gostaram de mergulhar no universo das borboletas e conhecer com mais riqueza de detalhes sobre a vida desses insetos que têm importante função de polinizar, além de funcionar como bioindicadores de qualidade ambiental.

O ciclo de palestras é organizado pela equipe do Borboletário Municipal coordenada pela bióloga Paulina Arce. O Borboletário é aberto de segunda a sábado, das 10h as 16h, com entrada gratuita, e está localizado no Parque Ana Luiza Moura de Freitas, na rua David da Silva, 111, Jardim Piratininga.

Informações: (11) 3599 3516, borboletariodeosasco@gmail.com   ou  http://borboletariodeosasco.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário