terça-feira, 22 de julho de 2014

Osasco promove 4ª Ação de Arrecadação de Resíduos Tecnológicos

lixo_eletronicoPelo quarto ano consecutivo, a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco (Sema), com o apoio do Banco Bradesco, Suzaquim, Cofarja e Osasco Plaza Shopping, promove a Ação de Arrecadação de Resíduos Tecnológicos. A campanha começa no dia 21 de julho e termina em 31 de agosto.

Equipamentos eletroeletrônicos, de telefonia, informática e baterias poderão ser depositados nas urnas de recolhimento alocadas nos postos de coleta. Além dos parques municipais e shoppings da cidade, instituições como a OAB, CREA, Sindicato dos Comerciários e Sindicato dos Metalúrgicos entre outros participam da campanha também com urnas de coleta a disposição da população. É importante observar que apenas equipamentos de uso doméstico ou pessoal poderão ser descartados nessas urnas.

Os inúmeros componentes empregados na fabricação destes equipamentos exigem um descarte diferenciado, uma vez que vários deles, como o cádmio, o níquel e o chumbo são potencialmente nocivos ao ambiente, aos recursos naturais e, por conseguinte à saúde humana. Estes componentes exigem tratamentos diferenciados e não podem, em hipótese alguma, ser descartados em lixo comum.

Grande parte dos fabricantes de pilhas e baterias recolhe o material produzido ao final de sua vida útil, destinando-os adequadamente, todavia, a maior parte das pilhas consumidas no Brasil ainda é fabricada com materiais não especificados gerando precedentes de passivos ambientais.

Desta forma, disponibilizar alternativas adequadas e eficientes para a população destinar este tipo de resíduos faz-se fundamental para a manutenção de ambientes organizados e livres de contaminação na cidade. Os postos de coleta estarão funcionarão em horário de expediente do estabelecimento em que estão implantados.

Mais informações sobre postos de coleta e sobre a campanha poderão ser obtidas pelo e-mail sema@osasco.sp.gov.br   ou pelo telefone 3652-9111.

Fonte/texto: Edileusa Soares SEMA/Osasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário