segunda-feira, 1 de abril de 2013

Grafitagem dá novo visual ao Parque Clóvis Assaf

Os visitantes do Parque Recreativo Clóvis Assaf, na Cidade das Flores, em Osasco, já podem ver alguns dos resultados do projeto “Grafite no Parque”, proposta de inclusão social da Secretaria de Meio Ambiente, conduzida pela atual gestora professora Régia Guedes. O projeto, iniciado em fevereiro e término previsto para agosto, prevê revitalização dos espaços como pintura (interna e externa) e grafitagem da administração, banheiros, bancos, etc.


O objetivo é conscientizar a comunidade local da importância da preservação do bem público; embelezar o parque, valorizando os espaços comunitários; formar jovens e adultos, almejando contribuir com a melhoria da qualidade de vida da comunidade local; democratização da arte urbana; e incentivo da construção de uma identidade cultural do parque.

Régia Guedes é pedagoga com habilitação em Educação Especial, Orientação Educacional e Supervisão Escolar pela Universidade de São Paulo. Foi diretora da E. E. Prof. Elói Lacerda. Também atuou como educadora no Jardim Santo Antônio, bairro no qual reside há quase 40 anos.

Para Régia, o grafite é uma boa ferramenta para se trabalhar questões socioambientais. “Adoro trabalhar com jovens e adolescentes por várias razões, principalmente porque eles são muito dispostos e criativos. A meu ver, a arte de modo geral é uma porta de entrada para a inclusão social. O projeto leva integração da comunidade com o poder público, diversão e promove limpeza aos espaços antes abandonados. Nesse projeto há mais de 20 adolescentes na equipe com idades entre 11 e 25 anos que pintam e grafitam muros, paredes, bancos”.


A proposta foi feita porque o parque era alvo de depredação e pichação por usuários que não tinham o sentimento de pertencimento ao local. “Com esse projeto pretendemos restabelecer esse sentimento de pertencimento trabalhando lado a lado com jovens e adultos que aceitaram e abraçaram com carinho o desafio de pensar e criar um novo visual para o parque. Houve capacitação e, então, muitos deles deixaram de ser pichadores e passaram a ser grafiteiros e grapicheiros”, comentou a gestora.

“Primeiro fizemos um levantamento e o cadastramento dos pichadores para convidá-los a participar do projeto. Em seguida, deu-se início aos serviços de limpeza dos locais que estavam pichados com oficinas culturais para ensinar aos meninos e meninas a arte do grafite. Ainda estamos em processo de firmar parcerias com moradores, empresários e instituições para conseguir todo o material necessário para a conclusão do trabalho”, falou Régia.

Grafite é uma arte planejada e desempenhada com qualidade. Suas mensagens através de símbolos, textos ou desenhos, são usadas como forma de expressão artística em espaços públicos.


“Há uma preocupação com o resultado final do grafite e com a mensagem. Por isso, a escolha do tema para cada espaço é pensada coletivamente. Há grafites com tema do cotidiano como a vida noturna na cidade, diversão (música, teatro, dança jogos). Há outros com temas como as espécies da fauna e flora, a reciclagem, internet. Dá gosto vê-los empolgados, pintando e ao mesmo tempo brincando. As pessoas passam, olham e até fazem fotos. É importante destacar que a grafitagem pode estimular as pessoas a ter um cuidado maior com o patrimônio público”, finalizou Regia Guedes.

O Parque Clóvis Assaf está situado à Av. Ipê, s/n, Cidade das Flores. Funciona das 5h às 22h, de segunda a domingo. Atrativos: lagos, pista de caminhada, quadra poliesportiva, aparelhos de musculação e ginástica, aulas (ioga, dança, alongamento) e playground.

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem realizado um trabalho contínuo de conservação, revitalização e embelezamento dos parques.

Informações: (11) 3652-9511 ou sema@osasco.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário