segunda-feira, 22 de abril de 2013

Gabeira visita minas e nascentes de Osasco


A Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) deu início a uma série de reportagens pelo Brasil, com o jornalista, escritor e dirigente nacional do Partido Verde, Fernando Gabeira. Dentre os objetivos apresentar ações bem sucedidas que gestores públicos do PV vêm implantando e desenvolvendo pelo país. Nos dias 21 e 22 de abril, Gabeira esteve na cidade de Osasco, região metropolitana de São Paulo, para conhecer de perto o projeto “Revitalização de Minas e Nascentes”, desenvolvido desde 2007 pela Secretaria de Meio Ambiente, que recebeu prêmio do ODM Brasil – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2010.

                                                Gabeira visita minas e nascentes de Osasco

Na oportunidade, Gabeira visitou a sede do PV Osasco e entrevistou o jornalista e ambientalista Carlos Marx, presidente do partido e há 8 anos também secretário de Meio Ambiente, a engenheira ambiental Simony Fagundes Oliveira, coordenadora do projeto, e conversou com moradores.

Também viu e gravou algumas nascentes e minas revitalizadas, bem como a nascente e os principais trechos do córrego Bussocaba, que corta o centro da cidade até seu deságue no rio Tietê.

No geral, o projeto Minas e Nascentes mapeia, identifica e recupera as minas e nascentes de água da cidade. A água das minas recuperadas segue para os córregos, por meio de galeria de águas pluviais.

Através de ações permanentes de educação e conscientização ambiental, a secretaria busca que os moradores ajudem na preservação dos locais.


Até o momento, 102 nascentes foram identificadas e catalogadas, sendo que 31 foram revitalizadas e receberam tratamento paisagístico, revegetação, fontes de pedra. Em 2013, o projeto deverá receber financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), para desassorear o ribeirão das Claras e revitalizar 5 nascentes que contribuem para a sua formação, no bairro do Jardim Açucará, zona Norte da cidade.


Informações: Fone: (11) 3652-9511. E-mail: sema@osasco.sp.gov.br. Site: www.osasco.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário