quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Lapas mantém o jornalista Carlos Marx na gestão ambiental de Osasco


Fotos: Leandro Palmeira

O jornalista e ambientalista Carlos Marx, presidente local e coordenador regional do Partido Verde, continuará no cargo de secretário de Meio Ambiente do município de Osasco na próxima gestão, a ser iniciada em 1º de janeiro de 2013. O anúncio foi feito pelo prefeito eleito Jorge Lapas (PT), na manhã desta quinta-feira (13), no parque Chico Mendes.

Em Osasco desde 1969, Marx foi diretor de imprensa da prefeitura de Osasco nos governos Liberatti e Rossi, jornalista de vários sindicatos de trabalhadores da cidade e, em 1987, criou a Sociedade Ecológica e participou da fundação do Partido Verde, do qual hoje é membro do diretório estadual, presidente do diretório municipal e coordenador da regional Bacia 6 que abrange, além de Osasco, mais 12 cidades da região Oeste da Grande São Paulo.

Segundo o engenheiro Lapas, Carlos Marx continua na nova gestão porque tem feito excelente trabalho na Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Com Carlos Marx, chegam a 10 os secretários escolhidos para compor o novo governo. Hoje, foram anunciados também outros secretários: Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação), Francisco Cordeiro da Luz Filho (Instituto de Previdência do Município de Osasco – IPMO), Dr. José Amando Mota (Saúde) e Tinha di Ferreira (Esporte, Recreação e Lazer).

“Todas as pessoas aqui apresentadas são de alta capacidade e experiência. Até o final da semana que vem será anunciado os nomes para as outras secretarias”, disse Jorge Lapas.

Segundo Marx, a Sema vai mobilizar a população para ampliar a cobertura verde da cidade, com o plantio mínimo de mais 20 mil mudas de árvores em ruas, avenidas e praças. Está programada a criação de quatro novos parques. Os projetos “Biodiesel” e “Recuperação de Minas e Nascentes”, que tiveram reconhecimento tanto de órgãos públicos quanto de entidades ambientais, serão ampliados.

“Vamos trabalhar com os municípios vizinhos para instalar uma usina de produção de biocombustível em nossa região, utilizando resíduos de óleo de cozinha. Para 2013, já garantimos uma verba de 1 milhão e 700 mil reais, para desassoreamento de córregos e a recuperação das nascentes do Jd. Açucará”, informou Marx.

Perguntado sobre ampliação no atendimento de pedidos de podas e cortes de árvores, Carlos Marx respondeu ser a arborização importante no espaço urbano. “As árvores ajudam no combate às mudanças climáticas e na melhoria da saúde pública. Há podas e cortes permitidos pela legislação. Nas áreas públicas a prefeitura dá o atendimento. Porém, muitas podas e cortes de árvores, que estão acima ou entre fios elétricos, dependem da ação da Eletropaulo”, sublinhou.
 
Segundo Marx, a Secretaria de Meio Ambiente tem equipe técnica para fazer o tratamento de árvores com cupim e explicou que a Defesa Civil faz o atendimento emergencial. Enfatizou ser preciso aumentar o número de equipamentos e ampliar as equipes para atender maior número de munícipes.

Sobre a coleta seletiva, Marx explicou que a gestão do programa está com a Secretaria de Serviços e Obras. “A Sema atua na conscientização ambiental no sentido de informar e mostrar aos munícipes a importância de se separar os recicláveis. Hoje, a coleta atinge 30% da cidade. A nova lei de resíduos sólidos vai exigir mais investimento municipal que somado ao apoio da União, possibilitará a ampliação da coleta para todos os bairros da cidade”.

Na próxima gestão Carlos Marx pretende inovar no sentido de buscar apoio das empresas em projetos voltados à neutralização de carbono, expandir projetos de Educação Ambiental (EA) como o “Biodiesel” e o “Minas e Nascentes”, este último recupera olhos d’água e nascentes urbanas com o envolvimento da comunidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário