sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Plenário da Câmara aprova requerimento que cria comissão para acompanhar Guarani-Kaiowá


O Plenário da Câmara aprovou (31/10) requerimento do deputado Penna e do líder da bancada do Partido Verde, deputado Sarney Filho, e criou comissão externa para acompanhar de perto a situação dos índios Guarani-Kaiowá. Os indígenas estão acampados na fazenda Cambará, no estado do Mato Grosso do Sul, e anunciaram que poderia acontecer morte coletiva caso se cumprisse a determinação da justiça federal de Naviraí (MS) de retirá-los das terras que ocupam tradicionalmente. 

Na terça-feira, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS) já havia cassado a liminar que determinava a desocupação. Mesmo com essa vitória na justiça, Penna ainda considera importante a criação da comissão externa.  

“É importante para que possamos trazer subsídios para ampliar nossa ação no sentido de impedir que haja mais profundidade nessas áreas de conflito”, justificou o deputado em reunião da Comissão de Meio Ambiente.

Os deputados estiveram ainda reunidos com os procuradores federais de Dourados (MS), Marco Antonio Delfim e de Ponta Porã (MS), Pedro Gabriel Gonçalves, além do antropólogo perito do Ministério Público, Marco Paulo Schettini e o representante dos índios Guarani-Kaiowá, Dionísio Gonçalves. Eles foram agradecer aos parlamentares verdes pela carta de alerta enviada ao ministro da Justiça e pela mobilização na Câmara para impedir o despejo dos índios.

Para Penna, a mobilização popular que tomou corpo pela internet, movimentando as redes sociais, foi fundamental para chamar a atenção do poder público. “A decisão do TRF mostra a importância que teve a manifestação da sociedade civil, que desde que tomou conhecimento da liminar iniciou uma ampla campanha contra a decisão”.  

Entre as ações difundidas pela internet, houve até um abaixo-assinado, que colheu mais de 270 mil assinaturas. “Mais uma vez a mobilização da sociedade é importante, como aconteceu no Código Florestal, que teve artigos vetados pela presidenta graças à pressão popular”, observou o deputado Penna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário