terça-feira, 8 de março de 2016

Verdes de Osasco participam de seminário “Uma opção Verde para São Paulo”

pvsp_1

Com o tema “Por uma cidade mais sustentável”, o Partido Verde do Estado de São Paulo realizou sábado último (27/2), ato político para animar os candidatos e comemorar a filiação do senador Álvaro Dias. O encontro ocorreu na Câmara Municipal paulistana e contou com a presença de vereadores Abou Anni e Gilberto Natalini (capital, SP), Vera Motta (Executiva Nacional), Evandro Gussi e Roberto de Lucena ((deputados federais), Marcos Belizário (presidente do PV-SP), José Luiz Penna (presidente nacional do PV), Carlos Galeão Camacho (presidente municipal do PV), Eduardo Jorge, além de dirigentes municipais como Carlos Marx (Osasco) e outras personalidades e autoridades.

Mesa de abertura

José Luiz Penna discorreu sobre o compromisso do PV com o Brasil, do projeto político da legenda voltado para as atuais e futuras gerações, buscando o desenvolvimento em consonância com a conservação dos recursos naturais.

“Minha opção pelo PV é devido a causas universais”, afirmou Álvaro Dias que complementou dizendo que o PV é um partido que não só defende mas exige que o Brasil se transforme no pulmão verde do mundo.   É possível construir uma nação próspera onde se permaneça a justiça. O Brasil é o pulmão verde do mundo no sentido de direcionar o futuro da humanidade”, sintetizou o senador.

O que é política, formação de quadro político, o papel do ser humano dentro da sociedade foram alguns tópicos comentados por Vera Motta.  “É preciso que o cidadão sinta vontade de fazer política. A corrupção tem a ver com valores. Se melhorarmos como pessoas por dentro, também vamos mudar por fora”.

Já o vereador Gilberto Natalini falou da lisura do PV e da urgência em se promover a sustentabilidade em todos os âmbitos. “Nosso partido tem propostas para o país voltadas à qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Por isso, o PV é o partido do presente e do futuro. O PV é um partido necessário que defende o desenvolvimento sustentável e está em movimento e crescimento”, afirmou.

Reforma política, acessibilidade e cultura de paz e educação foram assuntos abordados por José Carlos Lima da Costa, da Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD).

02

 Seminário

Vários assuntos foram abordados no seminário “Por uma cidade mais sustentável”, tais como democratização do conhecimento sustentável e políticas públicas, seguida de sugestão de elaboração de uma cartilha com propostas objetivas de políticas públicas sustentáveis. Os palestrantes foram o médico Eduardo Jorge, que abordou o tema “Uma experiência verde para São Paulo”; o arquiteto Cândido Malta, que abordou o tema “Urbanismo e Sustentabilidade”; Jussara Cocini, com o assunto “Educação e Sustentabilidade”; e o médico Renato Azevedo que discorreu sobre “Saúde e Sustentabilidade”.

Em sua fala, Cândido Malta abordou questões como cultura de povos em relação à economia, poluição e efeito estufa; planos de bairro e plano diretor.

Eduardo Jorge enfatizou a necessidade da alimentação vegetariana na busca da saúde humana e ambiental, agricultura familiar na merenda escolar, escola parque, poluição e lixo, dados da Anvisa sobre agrotóxicos nos alimentos e finalizou recomentado a leitura e estudo de documentos disponíveis no site do PV Nacional, dentre eles o “Viver bem. Viver verde” (http://pv.org.br/wp-content/uploads/diretrizes_pv.pdf). Também sugeriu leitura do documento “Revolução verde para São Paulo”, da campanha do vereador Natalini.

O médico Renato Azevedo comentou sobre tecnologias emergentes que encarecem o sistema de saúde; sustentabilidade ambiental que impacta a saúde. “Pesquisas mostram que 80% do esgoto não é tratado e isso causa sérios danos para as pessoas e para o meio ambiente”.

Jussara Cocini discorreu sobre os princípios e valores da sustentabilidade na formação de professores e educadores, definição de padrões de qualidade pedagógica, municipalização e organização social da educação. “Queremos que os vereadores fiscalizem a verba da educação”, disse.

As apresentações dos palestrantes estarão disponíveis no site do www.pvsp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário